Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023: transferências via PIX devem ser declaradas?

Transferências via Pix devem constar na declaração no Imposto de Renda?

O período para a declaração do Imposto de Renda chegou e muitas dúvidas surgem durante o processo. Uma delas é se as transferências feitas via PIX precisam constar na declaração. Para saber a resposta, continue acompanhando o artigo.

 

Sobre declarar transferências via PIX no Imposto de Renda

O sistema de pagamentos eletrônicos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020 revolucionou o mundo das finanças com a sua rapidez e praticidade. O PIX permite transferências de dinheiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma instantânea e segura. 

Nesse sentido, a modalidade é utilizada por profissionais e empresas. Dessa forma, a Receita Federal acompanha todas essas movimentações. Por isso, em pleno período de declaração do IR, a dúvida pode surgir em relação aos valores transferidos utilizando o PIX. Para não realizar uma declaração errada, veja como proceder.

A verdade é que o que realmente importa na hora de declarar o seu Imposto de Renda é não deixar de somar todos os valores que geraram receita. Em outras palavras, os valores das transferências via PIX devem constar na sua declaração, de forma fiel e correta.

Isso não quer dizer que você precise especificar cada uma das transações eletrônicas, e sim que você não pode esquecer de somá-las no valor total. Lembrando que o prazo para realizar a declaração em 2023 irá até o dia 31 de maio, então fique atento.

 

Sobre a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Nos últimos dias a declaração pré-preenchida foi liberada, a fim de facilitar o processo. Então, se você ainda não sabe como acessar o modelo pronto, não se preocupe que iremos ajudá-lo.

Preparamos um conteúdo especial sobre a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda com todos os detalhes que você precisa saber. Para isso, clique aqui e leia o artigo completo.

 

 

 

Referências:

IR 2023: movimentações do Pix devem ser declaradas?  – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)