Benefícios do Governo

Tempo de serviço que conta para antecipar a aposentadoria

Aposentadoria por tempo de serviço: O que realmente conta no cálculo?

O direito à aposentadoria não chega da noite para o dia. É preciso de muitos anos de trabalho e a contribuição correspondente ao INSS. Muitas pessoas ficam com dúvidas em relação aos anos de serviço que contam, de fato, como contribuição. Portanto, continue lendo a matéria para entender melhor como funciona o assunto na prática.


Tempo de serviço não registrado

Se engana quem acha que só conta como tempo de contribuição o devidamente registrado. Trabalhos sem carteira assinada também podem ser considerados, desde que existam provas que comprovem o período trabalhado. 

A prova pode ser o extrato da conta bancária na qual o trabalhador recebia o pagamento. Também pode ser considerado qualquer outro documento que tenha sido disponibilizado como, por exemplo, o próprio recibo de pagamento.


O tempo de atraso na contribuição

É bastante comum que, em um pagamento a longo prazo, existam atrasos. No entanto, nesses casos ainda é possível fazer o pagamento somando as multas e juros correspondentes.

Quando existe falta de pagamento por um período maior a cinco anos, o processo a seguir é diferente. O INSS solicita uma indenização como forma de reembolsar os danos causados durante os anos em questão.

Da mesma forma que no ponto anterior, você pode demonstrar os serviços prestados por meio de alguma prova. Sendo assim, mais uma vez, vale apresentar documentações trocadas durante o vínculo de trabalho.


Tempo de estudo

Pessoas que estudaram em escolas técnicas ou participaram de estágios, também podem incluir o período como parte da contribuição. De qualquer forma, como foi dito anteriormente, precisa ser comprovado. Nesses momentos, aquela pasta cheia de papéis antigos de experiências laborais pode ser a solução.

Esperamos que este conteúdo sobre aposentadoria tenha trazido mais clareza para o assunto e para você. 



Referências:

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/other/inss-veja-quais-per%C3%ADodos-trabalhados-podem-antecipar-a-aposentadoria/ar-AA11UUFb?ocid=winp1taskbar&cvid=4523b6790ab843aaaeebabad341b24ac