Benefícios do Governo

7 situações que permitem o saque do FGTS, confira!

FGTS: 7 situações que permitem o saque o benefício

O FGTS é um assunto que gera um pouco de confusão nas pessoas. A dúvida mais comum está relacionada com as situações nas quais é possível ter acesso e, por isso, queremos apresentar 7 formas de garantir o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

 

Demissão sem justa causa

A opção mais conhecida por todos que permite o acesso ao Fundo de Garantia é ser demitido sem justa causa. No entanto, muitas pessoas ficam com a ideia na cabeça de que o saque só pode ser realizado nessa situação quando, na verdade, as opções vão muito além de casos de demissão injustificados. 

 

Saque-aniversário do FGTS

Essa é uma alternativa que permite o saque do FGTS de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Vale ressaltar que, neste caso, a pessoa pode sacar apenas um percentual que varia com o total do saldo em conta.

 

Compra de casa própria

Os trabalhadores que contam com mais de 3 anos de carteira assinada podem utilizar o saldo do Fundo de Garantia para dar entrada à compra de uma residência. No entanto, é preciso conferir as regras do programa para a aplicação.

 

Demissão por meio de acordo

Quando o trabalhador e a empresa chegam a um comum acordo para finalizar a relação de trabalho, o colaborador também conta com a oportunidade de sacar até 80% do saldo do FGTS.

 

Aposentadoria

O trabalhador que finalmente se aposenta depois de ter contribuído durante muito tempo, também tem direito ao saque do FGTS de forma integral. Basta dar entrada no INSS e aguardar a liberação do benefício. 

 

Desemprego

Outra circunstância que autoriza o saque do Fundo de Garantia é o desemprego por um longo período de tempo. Sendo assim, as pessoas que se encontram desempregadas há pelo menos 3 anos e podem provar isso mediante a apresentação da carteira, podem aceder ao saldo total.

 

Doenças graves

Pessoas com doenças graves (ou podem ser seus dependentes também), contam com acesso ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Entre as condições de saúde se encontram: Parkinson, AIDS, Câncer, cegueira, Cardiopatias, entre outras.

Agora você já conhece todas as situações que te permitem ter acesso ao saque do FGTS. Desde já, esperamos ter contribuído com o conteúdo.

 

 

 

Referências:

7 tipos de saque do FGTS que você pode efetuar AGORA – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)