Dicas

Como tirar a segunda via do RG gratuitamente?

2ª VIA DO RG: É possível tirar gratuitamente? Descubra

Burocracias e papeladas são demoradas e caras para a maioria dos brasileiros. No entanto, quando se trata de documentos importantes, o processo precisa ser feito. Portanto, confira como é possível tirar o seu RG de forma gratuita e evitar o gasto.

Normalmente, para solicitar uma segunda via do documento de identificação é preciso pagar um valor que pode chegar a quase R$100. Entretanto, não existe um valor fixo já que costuma variar de acordo com o estado no qual cada pessoa mora.

 

Casos com direito a gratuidade

Em casos de roubo, existe a possibilidade de realizar o processo de forma totalmente gratuita. No entanto, em primeiro lugar, é necessário registrar a ocorrência na delegacia mais próxima e só depois disso, é possível solicitar a segunda via do documento de identificação em, no máximo, 30 dias.

Ademais, existem outros fatores que influenciam para obter a gratuidade do RG, como por exemplo:

  • Idade: válido para mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 65;

  • Pessoas sem emprego registrado há, no mínimo, 3 meses;

  • Em casos de desastres ambientais, por dano ou perda;

  • Erros no documento por parte do órgão emissor;

  • Pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

 

O que é preciso levar?

A apresentação de duas fotos com formato 3×4 é fundamental para poder levar o processo adiante. Assim como o CPF e a certidão de nascimento da pessoa solteira ou de casamento em caso de união oficial.

Vale destacar, para quem não saiba, que a emissão do RG é totalmente gratuita independentemente das circunstâncias para a primeira solicitação. As únicas coisas que precisam ser fornecidas são as fotos retrato e os documentos pessoais. Por fim, gostaríamos de indicar o artigo Veja 5 dicas para começar a planejar a aposentadoria.

 

 

Referências:

Veja como tirar a 2ª via do RG gratuitamente (msn.com)