Dicas

Score de Crédito: O que é e como consultar?

Score de Crédito: TUDO o que você precisa saber

A palavra Score pode soar pouco familiar para muitos por se tratar de um termo em inglês que significa “pontuação”. Por isso, quando se fala em Score de crédito, está se referindo à pontuação que você tem em relação à forma de lidar com as contas a pagar. E neste artigo, explicaremos o que é score de crédito e como consultá-lo de forma regular e gratuita.

Assim, atualmente, existem várias instituições autorizadas e responsáveis por definir o Score de cada pessoa. Dessa forma, os dados servem como base para que as empresas possam entender e definir qual é um bom cliente e qual não.

Em outras palavras, o Score nada mais é do que uma pontuação para seu comportamento financeiro. Nesse sentido, a pontuação varia entre 0 e 1000, entendendo que quanto mais alta for, mais responsável financeiramente você é.

 

O que compõe o Score de crédito?

O score ou pontuação dada a cada pessoa não é composta por um único fator e sim por vários. Confira a seguir quais são e fique por dentro de todos os detalhes.

 

Histórico

Como falamos anteriormente, o Score está muito relacionado ao seu comportamento e forma de lidar com as suas dívidas. Nesse sentido, um ponto importante a ser considerado para avaliar a sua pontuação é o seu histórico financeiro. Para ficar mais claro, entenda por histórico os pagamentos feitos durante o último ano no crédito.

 

Progresso

Além do histórico, o progresso também conta muito para definir a sua pontuação. Assim, o progresso está relacionado ao pagamento de dívidas e evolução do seu comportamento financeiro ao longo do tempo.

 

Compromisso

O compromisso que você tem com seus financiamentos, com a sua instituição bancária e empréstimos solicitados também são levados em consideração. Por isso, é importante ter a responsabilidade de pagar em dia, respeitando o compromisso que foi assumido.

 

Consultas feitas do seu nome

Outro ponto que influencia no seu Score é a quantidade de consultas feitas no seu nome ou CPF. Quando as consultas ocorrem com muita frequência ou em excesso, isso pode prejudicar a sua pontuação porque se entende que o seu ingresso pode estar comprometido.

 

Como avaliar o meu score de crédito?

Se depois de ter realizado a pesquisa, ficou sem saber se o resultado exibido é bom ou ruim, não se preocupe. Como foi dito no início, a pontuação varia entre 0 e 1000 pontos.

  • Se você tem até 300 pontos, o seu Score precisa melhorar urgentemente;

  • Caso o resultado tenha mostrado entre 301 e 500 pontos, a pontuação está regular;

  • A partir de 501 até 700 pontos, é considerado um Score correto;

  • Entre 701 e 1000 pontos, a sua pontuação é das melhores.


Lembrando que, para chegar nesse resultado, foram considerados os fatores citados no início do artigo. Maus comportamentos como atrasos ou a falta de pagamento que gera uma dívida ativa, fala muito sobre você. 

Consequentemente, a falta de responsabilidade e compromisso se vê refletida no seu Score de crédito. Por isso, faça uma avaliação da sua pontuação e veja como pode melhorar. Tente aos poucos aumentar o número para obter mais chances no mercado financeiro.

 

A importância de um score positivo

Talvez, um bom Score de crédito seja mais importante do que você imagina. Veja a seguir  algumas das vantagens de contar com um score alto na prática:

  • Aprovação de créditos e finan com mais facilidade e rapidez;

  • Aumento do limite no seu cartão de crédito;

  • Taxas de pagamento mais atraentes.

Assim, por meio dessas facilidades, você poderá conquistar o seus projetos de uma forma mais fácil e prática. Por fim, esperamos que tenha gostado do conteúdo e que o artigo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre Score de crédito.  

 

Como consultar o meu Score?

Imaginamos que a curiosidade tenha tomado conta de você e agora esteja querendo saber qual é o seu Score. Confira como realizar a consulta de acordo com as empresas mais  populares e respeitadas.

 

Boa Vista

Consultar seu Score de forma virtual é muito mais simples do que você imagina. Portanto, confira a seguir como fazer isso no site Boa Vista:

  • Vá para o site Consumidor Positivo Boa Vista;

  • No campo “Coloque seu CPF”, digite seu número de Pessoa Física;

  • Clique no botão “Ver Score grátis” e aguarde o resultado. 

Normalmente nesses sites, caso tenha cadastro feito, será pedido seu login e senha. Se for a sua primeira visita, será necessário preencher um formulário com alguns dados básicos como nome e endereço de correio eletrônico. Dessa forma, um e-mail chegará para você para confirmar o cadastro e assim a consulta poderá ser feita.

 

Serasa Score

Na hora de escolher um site para realizar a consulta, vale a pena dar preferência ao Serasa, já que é o mais consultado pelas empresas. Para isso, acompanhe o passo a passo a seguir:

  • Vá para o site Serasa;

  • Clique no botão “Consulte agora” que vai aparecer no meio da tela e digite seu CPF;

  • Faça o login e, caso não tenha cadastro, preencha um breve formulário;

  • Sua pontuação será exibida na tela.

Vale destacar que o site conta com a opção Serasa Turbo, uma modalidade onde é possível ver mais detalhes. Como, por exemplo, os passos que você precisa dar para melhorar a sua pontuação e outras dicas relacionadas.

 

SPC

Por fim, e não menos importante, outra opção bacana e gratuita para consultar sua pontuação é o SPC. Veja como é simples e rápido:

  • Vá para o site SPC Brasil;

  • Na página inicial, clique no botão amarelo “Acessar o meu Score”;

  • No passo seguinte, digite seu CPF e clique no botão “Avançar”;

  • Por fim, visualize seu Score.

Do mesmo modo que nos casos anteriores, será necessário entrar com o seu login ou realizar o cadastro para a utilização dos serviços da empresa.

 

 

Referências:

https://www.serasa.com.br/score/blog/vantagens-de-ter-um-score-positivo