Dicas

Score de Crédito: Principais dúvidas e mitos

Verdades ou mitos sobre Score: Tire suas dúvidas

Quando se fala em Score, existem muitas dúvidas e mitos que deixam as pessoas confusas. Pensando nisso, o artigo de hoje tem como objetivo facilitar o entendimento, deixando o assunto o mais claro possível. Então, confira a seguir as principais perguntas das pessoas e aproveite para tirar as suas dúvidas de uma vez por todas.

 

Por que o meu Score varia?

É muito comum que, ao realizar pesquisas em diferentes órgãos, o número do seu Score sofra uma variação. Isso acontece porque cada empresa utiliza diferentes fatores e métricas na hora de avaliar a pontuação de cada pessoa.

Por isso, é normal que a sua pontuação não seja exatamente a mesma no site do Serasa e do SPC. De qualquer forma, o número não irá variar de forma que o prejudique ou favoreça injustamente. 

 

Como posso melhorar o meu Score?

Uma das perguntas mais frequentes é como aumentar o Score para conseguir melhores oportunidades no mercado financeiro.

Limpando seu nome 

Por meio do Serasa Limpa Nome, você consegue negociar e atualizar as suas dívidas de uma forma prática e rápida. Assim, deixando seu nome limpo novamente, seu Score irá aumentar.

Outra dica muito legal que você pode usar é o Serasa Turbo. Trata-se de uma modalidade que oferece passos e sugestões para que você consiga limpar seu nome e melhorar a sua pontuação. 

Atualizando seus dados

Essa é a alternativa mais simples de todas, então aproveite para colocá-la em prática. Mantenha seus dados no site Serasa o mais atualizados possível. Dessa forma, seu perfil passará mais credibilidade e será mais confiável, melhorando seu Score.

Fazendo os pagamentos em dia

Lembre da importância de não atrasar no pagamento das suas contas ou gerar dívidas que não poderá cumprir. Fazendo tudo certinho, ao longo de alguns meses, seu histórico irá melhorar e sua pontuação também.

Por fim, vale a pena ressaltar que é fundamental ficar atento na hora de realizar qualquer pagamento. Hoje em dia, existem pessoas mal intencionadas que aproveitam a oportunidade para dar golpes com promessas falsas. 

Promessas como, por exemplo, que seu Score aumentará em apenas um dia ou seu nome ficará limpo instantaneamente pagando um valor baixo. Por isso, desconfie de qualquer oferta suspeita e links desconhecidos.

 

Preciso conhecer meu Score?

Não é necessário ficar obcecado consultando seu Score semanalmente, ainda mais se você costuma ser uma pessoa responsável em termos financeiros. No entanto, conhecer qual é a visão que o mercado tem sobre você como consumidor e cliente é importante.

Por isso, de tempos em tempos, faça uma consulta e veja como pode melhorar considerando os fatores citados acima. Principalmente, se você está planejando solicitar algum empréstimo, cartão de crédito ou financiamento.

 

Mitos sobre Score

Os mitos costumam deixar as pessoas confusas, sem saber o que pensar. Por isso, chegou a hora de conferir algumas frases muito ouvidas sobre Score e saber se são verdade ou não.

A dívida caduca

Você já deve ter ouvido falar que depois de cinco anos as dívidas no seu nome caducam. No entanto, isso não é verdade. O que acontece é que após cinco anos o seu nome passa a ficar limpo de novo, independentemente da dívida. Contudo, isso não significa que o valor pendente não existe mais, pelo contrário, a empresa continuará esperando o pagamento. 

Um dia de atraso negativa o meu nome

Um único dia de atraso não é o suficiente para negativar o nome de ninguém. Portanto, se trata de um mito. As empresas devem aguardar, pelo menos, 15 dias para poder informar o nome da pessoa para negativação. 

Entretanto, atrasos mínimos podem sim influenciar no seu Serasa Score, diminuindo a sua pontuação. Por isso, procure sempre pagar as suas contas em dia, evitando atrasos.

Salário maior, Score mais alto

Outro mito é achar que existe relação entre o salário de cada pessoa e o Score. Nada tem a ver uma coisa com a outra. A pontuação final está unicamente relacionada ao comportamento financeiro.

O CPF em notas fiscais aumenta o Score

Para finalizar, outro mito que muitas pessoas acreditam é que colocar o CPF na nota fiscal influencia positivamente na pontuação. No entanto, até o momento, não existe nada que respalde que isso é verdade. 

Pagar dívidas aumenta meu Score no mesmo instante

Não é verdade que o Score aumente imediatamente após o pagamento de uma dívida. Normalmente, demora alguns dias ou até semanas para que a pontuação seja atualizada já que são inúmeros dados a serem analisados.

A Serasa negativa meu nome

Muitas vezes, a Serasa acaba ficando como a vilã da história sem merecer o título. Na verdade, quem envia os seus dados para negativar o seu nome são as empresas prejudicadas pela falta de pagamento.

Financiamento fácil mesmo com Score baixo

Não é nada fácil conseguir financiamentos com uma pontuação muito baixa. As empresas ficam com receio de assumir um relacionamento com uma pessoa inadimplente já que o risco é alto. No entanto, a decisão final sempre será de cada instituição.

Cadastro positivo não serve para nada

Se engana quem acha que ter uma pontuação alta não traz vantagens. Quanto mais alta, maiores são as chances de conseguir melhores oportunidades no mercado financeiro. Assim, as empresas terão mais interesse em ter um relacionamento com você devido ao seu compromisso na hora de pagar. 

 

Esperamos que o artigo tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre Score. De qualquer forma, recomendamos a leitura de Score de crédito: o que é e como consultar para aprofundar mais ainda os seus conhecimentos em relação ao assunto.

Referências:

https://www.serasa.com.br/ensina/aumentar-score/score-mitos-verdades/?gclid=CjwKCAjwmJeYBhAwEiwAXlg0AdrZF5ikdUyzZAgj2Le5j-cYQUOXQkswML7vTgGSQ_tsRHZv94bk0RoCdRoQAvD_BwE