Notícias

Receita Federal divulga novas regras para a Declaração do Imposto de Renda 2023

Receita Federal divulga novas regras para a Declaração do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal do Brasil oficializou quais serão as novas regras para a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física em 2023. Leia o artigo até o final para ficar por dentro dos detalhes.

 

Declaração pré-preenchida e restituição via Pix

Para facilitar o processo, uma das notícias está relacionada à utilização da declaração pré-preenchida, o que permite  maior organização para quem realizará a DIRPF, seja uma pessoa física ou profissionais da contabilidade que são contratados com esse fim. 

Sendo assim, o contribuinte terá a opção de autorizar outra pessoa para realizar a declaração, por meio dos dados da declaração pré-preenchida. A regra adotada é ideal para pessoas da mesma família e, com certeza, será de praticidade para o contribuinte e seu grupo familiar.

Outra novidade muito bacana e prática é a restituição do Imposto de Renda via Pix. Inclusive, falamos mais sobre isso em um artigo recente publicado no blog. Para conhecer como funcionará na prática e as datas de acordo com os lotes veja Contribuintes poderão receber a restituição do Imposto de Renda via Pix.

Além disso, quem opera na Bolsa de Valores, com as novas regras só declarará acima de R$40 mil , enquanto antes qualquer pessoa que operasse na Bolsa contava com a obrigação de fazer a declaração do Imposto de Renda.

 

Período para realizar a Declaração do Imposto de Renda

Vale destacar o período no qual serão aceitas as declarações, que vai do dia 15 de março até o dia 31 de maio. Então, é importante não deixar passar a oportunidade para evitar problemas maiores no futuro.

Em caso de dúvidas, procure a ajuda de alguém capacitado ou visite o site da Receita Federal na aba “Meu Imposto de Renda” e fique por dentro de maiores informações.

 

 

 

Referências:

Imposto de Renda: Receita Federal divulga novas regras para 2023 – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)