Benefícios do Governo

Quem tem direito ao auxílio gás?

Auxílio Gás: Você tem direito ou não? Saiba mais:

Na reta final do ano passado, foi implementada uma nova forma de ajuda por parte do Governo. Trata-se do Auxílio Gás, que tem como objetivo colaborar com parte do valor que as famílias de baixa renda destinam ao botijão de gás.
 

O programa é gerenciado pelo Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal representa a agência bancária a cargo dos depósitos. Atualmente são mais de 5 milhões de famílias brasileiras as que estão tendo acesso ao benefício.

 

Requisitos

O gás possui um valor alto para quem conta com ingressos mínimos. Pensando nisso, o Governo decidiu subsidiar a metade do valor para as pessoas ou famílias que recebem até meio salário mínimo. Como os beneficiários do Auxilio Brasil se enquadram dentro do requisito, o Governo está incluindo-os aos poucos.

Assim como no caso de outros auxílios, para ser beneficiário do Auxílio Gás também é preciso se inscrever no Cadastro Único do Governo por meio do aplicativo. Além disso, vale destacar que também tem acesso ao direito, as famílias que contam com um integrante favorecido com o Benefício de Prestação Continuada.
 

Assim, o BPC, está destinado a pessoas com algum tipo de deficiência ou pessoas acima de 65 que não conseguem se sustentar. Confira a seguir detalhes relacionados a valores e datas de pagamento.

 

Parcelas e valores

Os favorecidos contam, bimestralmente, com uma parcela que equivale ao 50% mensal do valor de um botijão de 13 kg. Nesse sentido, o valor depositado é calculado com base em várias instituições, entre elas, a Agência Nacional do Petróleo.

Recentemente, o Governo informou que, durante o segundo semestre do ano haverá um reajuste. Considerando o aumento dos preços e da inflação, o incremento é necessário. 

Dessa forma, a parcela do mês de agosto do Auxílio Gás chegará aos R$120. Para conferir se o depósito foi feito de acordo com o dígito final do número do NIS, confira o calendário de pagamento.

 

 

Referências:

https://auxiliobrasil.com.br/auxilio-gas-saiba-se-voce-tem-direito-ao-beneficio/