Imposto de Renda

IR 2023: Prazo para tentar receber a restituição no primeiro lote ENCERROU

IR 2023: Prazo para tentar receber a restituição no primeiro lote ENCERROU

Os contribuintes que desejam receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote só tinham até ontem, 10, para realizar a declaração. Nesse sentido, a partir de agora, devem aguardar liberação dos valores no próximo dia 31. A data também é o prazo final para entregar a declaração do IR 2023. 

Portanto, a Receita Federal recomenda que, mesmo os contribuintes que têm prioridade legal para receber a restituição, enviem a declaração dentro do prazo estabelecido.

 

O que é a restituição do IR 2023?

Consiste na devolução do valor pago em excesso à Receita Federal ao longo do ano-calendário ou ano-base. Durante o processo de preenchimento, o próprio programa da Receita Federal informa ao contribuinte se ele terá direito à restituição, se não possui saldo a pagar ou receber, ou se terá que pagar algum valor de imposto.

 

Entenda como é feito o pagamento do IR 2023

A princípio, o calendário de pagamentos se divide em cinco lotes, e a data de pagamento respeita a ordem de prioridade a seguir: beneficia os  idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves, professores e aqueles que optaram pelo recebimento da restituição via Pix. Por fim, após a ordem do pagamento supracitada, os demais contribuintes.

Ademais, observa-se que há duas formas de “furar a fila” para a restituição neste ano: a utilização da declaração pré-preenchida e a opção pelo Pix como método de recebimento dos valores.

 

Confira o calendário de pagamento 

1° lote 31 de maio
2° lote:  30 de junho
3° lote: 31 de julho
4° lote:  31 de agosto
5° lote: 29 de setembro

Ao passo que as entregas da declaração do IR começaram no dia 15 de março de 2023 e terminam dia 31 do mesmo mês, a Receita Federal pretende receber até 39,5 milhões de declarações no ano vigente.

Por fim, após sanar todas as suas dúvidas referente à restituição do IR, compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro das notícias da semana.

 

 

 

Referências:

Imposto de Renda: prazo para tentar receber restituição no primeiro lote acaba em uma semana (msn.com)