DicasTrabalho e Carreira

Como arrasar em uma entrevista de emprego? Confira as dicas

EMPREGO GARANTIDO: 8 dicas para arrasar numa entrevista

É normal ficar um pouco nervoso ou inseguro durante uma entrevista de trabalho. Afinal, você está sendo analisado por pessoas desconhecidas e, como se não bastasse, uma vaga de emprego está em jogo.

Por isso, para conseguir uma melhor atuação, você precisa se preparar. Quanto mais preparado você estiver, mais confiante será a sua apresentação. Pensando nisso, separamos cinco dicas valiosas que farão a diferença no seu desempenho, aumentando as suas chances de sucesso.

 

1- Pesquise sobre a empresa

Pode não parecer relevante, mas uma breve pesquisa sobre a empresa pode colaborar muito ao seu favor. Se você ainda não está entendendo como, não se preocupe já que vamos explicar com mais detalhes.

Ao realizar uma investigação sobre a companhia que demonstrou interesse, você se encontrará com várias informações importantes. Entre elas, a missão, visão e valores, dados muito valiosos para entender melhor o posicionamento da empresa no mercado.

Dessa forma, você saberá a razão pela qual aquela empresa existe, assim como os seus objetivos e a forma de alcançá-los. Isso já é meio caminho andado, considerando que será possível alinhar as suas falas com as expectativas depositadas em você.

Além disso, procure um pouco sobre a história do lugar e os projetos ativos. Use essas informações para elogiar o trabalho feito ao longo do tempo, desde que seja um elogio sincero.

 

2- Pesquise sobre o recrutador

Pense que ninguém pode agradar a alguém que não conhece. Por isso, a dica anterior se aplica também ao recrutador. Logicamente, nem sempre será possível ter acesso a esse tipo de informação. No entanto, caso você saiba por quem será entrevistado, tire proveito disso.

Nesse sentido, preste atenção nos valores, interesses e outros detalhes relacionados ao entrevistador. Em caso de falta de informações, fique atento durante a entrevista. Se, por exemplo, na mesa tiver uma foto da pessoa com os filhos, vale a pena fazer um comentário que possa aproximá-los como entrevistador e entrevistado.

No entanto, tome cuidado para não ser invasivo ou forçar um nível de confiança inadequado. O efeito pode ser o contŕario, deixando uma impressão errada sobre você. 

 

3- Se arrume corretamente

Embora o visual não determine a sua capacidade como profissional, ele diz muito sobre você e seu autocuidado. Por isso, capriche nos detalhes para causar uma excelente primeira impressão.

Nesse sentido, faça a barba, arrume o cabelo, deixe as suas mãos e unhas apresentáveis. Em relação a maquiagem, acessórios e perfume, a orientação é usar sem exagero. Não esqueça que o foco principal deve ser estar no que você tem a dizer (e não no que está usando).

Além disso, dedique a devida atenção à vestimenta que irá utilizar. Aposte em tons neutros e lisos já que passam maior seriedade e elegância, evitando assim estampas e cores estridentes. Para mais detalhes, recomendamos a leitura do artigo 5 dicas para escolher a roupa para uma entrevista de emprego.

 

4- Chegue cedo

Chegar atrasado a uma entrevista de trabalho é começar com o pé esquerdo. Uma atitude como essa só demonstrará falta de comprometimento e interesse na vaga. Sendo assim, procure chegar, pelo menos, 15 minutos antes para ter uma margem de tempo a mais em caso de imprevistos.

Faça os cálculos necessários e saia com antecedência. Lembre que é melhor você esperar durante alguns minutos do que perder a chance de ser levado a sério como candidato.

 

5- Capriche na hora de contar a sua experiência

O foco de uma entrevista de trabalho sempre está no que você pode aportar à empresa. Por isso, não mendigue detalhes da sua experiência profissional e como ela pode colaborar em favor dos interesses institucionais.

Pense antes em tudo que vale a pena mencionar sobre a sua carreira e anos de trabalho no mercado. Lembre das suas conquistas, dos desafios que passou para chegar onde está e dos aprendizados. Assim, prepare um breve discurso com o objetivo de surpreender positivamente os recrutadores. 

 

6- Prepare suas respostas

Não dá para saber, exatamente, o que vai ser perguntado. Entretanto, existem algumas perguntas que são bastante populares em entrevistas de trabalho. Uma delas costuma estar relacionada a suas fortalezas e fraquezas, então vale a pena pensar sobre isso.

O porquê você gostaria de trabalhar na companhia também costuma ser questionado, assim como o seu futuro. Nesse sentido, a pergunta geralmente é como você se vê daqui a cinco ou dez anos.

 

7- Demonstre interesse na vaga

Também é importante demonstrar interesse e entusiasmo pela vaga de emprego em questão. Você pode fazer isso por meio de perguntas (então aproveite o momento para tirar as dúvidas) ou mencionando alguma informação relevante. Assim como você pode, simplesmente, expressar o seu desejo em formar parte do time.

Tome cuidado para não fazer perguntas inadequadas ou que não competem a você. Se limite a tirar dúvidas relacionadas à vaga de trabalho como, por exemplo, horários e funções. Outra pergunta interessante a fazer é consultar os próximos passos, relacionados ao processo seletivo.

 

8- Seja gentil e educado

Por fim, e não menos importante, não esqueça de honrar os seus modos. Dar bom dia, agradecer pelo café assim como pela oportunidade no fim da entrevista de trabalho, somará pontos ao seu favor.

Você recebeu uma oportunidade, tempo e dedicação por parte da empresa. Transmita a sua gratidão durante o período do encontro e isso, com certeza, irá gerar uma boa impressão sobre você como pessoa. As habilidades profissionais são importantes, no entanto, as suas qualidades pessoais contam muito também.
Esperamos que as dicas possam colaborar para uma entrevista de trabalho com um resultado satisfatório.

Por último, para complementar a leitura atual, recomendamos que continue com o artigo 7 dicas para se sair bem numa entrevista de emprego.