Benefícios do GovernoDireitos Trabalhistas

O que é FGTS Extraordinário?

FGTS Extraordinário: o que é e como sacar?

Muito vem se falando em FGTS extraordinário, porém, nem todo mundo ainda entendeu do que se trata. Pensando nisso, ao longo do artigo abordaremos o assunto para que você não fique com nenhuma dúvida a respeito do assunto.

 

Situações que dão direito ao FGTS

Antes de mais nada, vale lembrar que o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito trabalhista brasileiro. Do mesmo modo que o seguro desemprego, o objetivo do Fundo é proteger o trabalhador em termos econômicos ao sair do emprego.

Veja a seguir em quais situações o trabalhador pode retirar os depósitos referentes ao FGTS:

  • Quando foi mandado embora sem justa causa;

  • Quando foi finalizado o contrato de trabalho;

  • Quando o trabalhador quer adquirir uma vivenda no seu nome;

  • Quando a companhia decreta falência ou fecha;

  • Quando existe um desvinculamento do FGTS de, no mínimo, 3 anos;

  • Quando, finalmente, o trabalhador consegue se aposentar.

Para maiores dúvidas, recomendamos a leitura do artigo O FGTS é descontado do seu salário ou não? Descubra. Nele você entenderá como funciona o desconto na pratica junto com outros detalhes interessantes. 

 

Nova modalidade: FGTS extraordinário 

O ano de 2022 começou com novidades relacionadas ao FGTS. O Governo informou que foram liberadas duas novas modalidades que permitem o acesso ao Fundo de Garantia. Trata-se do FGTS extraordinário e aniversário, que vieram para ampliar ainda mais as possibilidades.

Contudo, a confusão e as dúvidas dos beneficiários também se manifestaram. Com o intuito de esclarecer as novidades do ano, entenda que o FGTS extraordinário nada mais é do que um saque permitido apenas uma única vez. 

Sendo assim, todas as pessoas que contam com contas ativas podem receber por meio do saque extraordinário. Por isso, vale a pena aproveitar a oportunidade caso você esteja com projetos em mente.

 

Características do saque extraordinário

Existem algumas informações importantes que você precisa saber sobre essa modalidade. Uma delas é que o saque tem um teto máximo de R$1.000, ou seja, não é possível retirar mais do que isso.

Outro detalhe importante nesse sentido é que o valor máximo é aplicado a todas as contas que você tiver. Por isso, não teria como sacar R$1.000 por cada conta vinculada. O saque sempre começará pela conta mais antiga até chegar à mais recente. 

O valor é depositado pela Caixa Econômica Federal numa conta poupança social e digital criada pelo próprio banco. No aplicativo Caixa Tem é possível movimentar o saldo de acordo com uma ampla variedade de opções. Entre elas, pagamentos instantâneos via pix, recargas telefônicas e até o uso do cartão virtual em lojas físicas.

Se você preferir realizar o saque, basta fazer uma transferência bancária para a conta da sua preferência. Além disso, o saque pode ser solicitado nas agências da Caixa ou casas lotéricas.

Não obstante, a nova modalidade não é uma obrigação. Ou seja, você também pode optar por não querer realizar o saque extraordinário sem nenhum problema. Nesse caso, será necessário avisar para que os valores não  sejam creditados na sua conta. Para isso, basta entrar no aplicativo do FGTS ou ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Entretanto, se por algum motivo o saldo foi creditado na sua conta digital, ainda assim é possível solicitar o cancelamento pelos mesmos meios indicados. De qualquer forma, se o depósito permanecer até dezembro sem nenhum tipo de movimentação, automaticamente será devolvido ao seu Fundo de Garantia. 

 

O saque extraordinário não anula outras opções

Uma dúvida muito frequente entre os trabalhadores é se, ao escolher o saque extraordinário, perderão o acesso a outras alternativas. A resposta é não. 

Mesmo tendo acesso ao FGTS extraordinário, ainda é possível solicitar o saque aniversário, saque por rescisão, aposentadoria e outros benefícios. Portanto, fique tranquilo que um direito não anula o outro. Sendo assim, as solicitações podem ser feitas e recebidas em paralelo sem nenhum tipo de problema.

 

Calendário de pagamento

O calendário de pagamento já está disponível de acordo com o seu mês de nascimento. O benefício começou a ser disponibilizado a partir do mês de abril do ano em curso. Para consultá-lo clique aqui e fique por dentro da sua data de recebimento.

 

Diferenças com o saque aniversário

A modalidade de saque aniversário prioriza a data de nascimento do beneficiário. Dessa forma, se você quiser apostar nessa opção, terá tempo até o último dia do mês no qual nasceu.

A partir da solicitação, existe um período de três meses para a realização do saque aniversário. Além disso, a diferença do saque extraordinário, o aniversariante só poderá ter acesso a um porcentual de acordo com o saldo do FGTS. 
  

Por fim, quem escolheu a opção de aniversário terá o saldo referente a essa modalidade bloqueado para o saque extraordinário. Sendo assim, poderá sacar apenas os valores disponíveis em conta.
 

Lembrando que já foram mais de 10 milhões de brasileiros os que optaram pelo saque aniversário até a metade do ano em curso. Quem vai fazer aniversário na reta final do ano, ainda tem tempo de solicitar a modalidade que prioriza o mês de nascimento.

Com o aumento de fraudes, é importante ressaltar que a Caixa nunca entrará em contato com você para solicitar informações importantes. Desconfie de mensagens sem endereço seguro ou links desconhecidos. Enfim, preste a devida atenção para não cair nos golpes frequentes. 

Para finalizar, gostaríamos de indicar nosso aplicativo para que você possa simular o valor dos saques e tirar dúvidas sobre o FGTS extraordinário. Está disponível para celulares Android e é muito simples de usar.

 

 

Referências:

https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-extraordinario/Paginas/default.aspx