Dicas

O que é como funciona uma carteira digital?

O que é como funciona uma carteira digital?

O termo carteira digital ou eletrônica gera um pouco de confusão em quem ainda não aderiu ao moderno sistema de pagamentos. Pensando nisso, para tirar todas as dúvidas, hoje vamos falar sobre o conceito na teoria e o funcionamento na prática; confira.

 

O que é uma carteira digital?

Em primeiro lugar vamos deixar claro o significado da carteira digital. Na teoria nada mais é do que o lugar de armazenamento dos seus recursos bancários com o fim de realizar pagamentos de produtos ou serviços. 

Em outras palavras, trata-se de aplicativos normalmente associados a empresas financeiras que possibilitam transferências de forma instantânea e segura. Alguns exemplos de carteiras digitais conhecidas por todos são Mercado Pago, Picpay, Paypal ou Ame.

Um erro muito comum em relação ao assunto é as pessoas confundirem uma carteira digital com um banco digital, quando na verdade são coisas diferentes. Fique tranquilo, vamos explicar melhor a diferença entre ambas alternativas.

Enquanto o banco digital tem uma finalidade abrangente oferecendo uma série de recursos como financiamentos, maquininhas ou seguros, as carteiras digitais tem um objetivo bem específico que se limita a um sistema prático de pagamentos. 

Vale destacar que a carteira eletrônica pode até pertencer a um banco digital. Nesse caso, trata-se de uma instituição financeira que, entre seus recursos, oferece a possibilidade de movimentar dinheiro de forma digital.

 

Como funciona na prática?

Se você chegou até aqui, provavelmente estará se perguntando como é possível realizar movimentaçoẽs de dinheiro por meio da carteira digital. E a verdade é que na prática é bem mais simples do que pode parecer na teoria. 

Embora cada empresa que disponibiliza o recurso tem o seu próprio sistema e forma de operar em relação às carteiras eletrônicas, existe um padrão que iremos explicar para você. Em primeiro lugar, o processo começa a partir da criação de uma conta dentro do aplicativo escolhido e, para isso, é preciso realizar o cadastro.

Ou seja, criar o seu login, senha e preencher alguns dados básicos solicitados. Dentro da plataforma, na maioria dos casos, você poderá navegar em uma interface amigável que facilita o uso. 

A carteira virtual deve ser vinculada a uma conta bancária ou cartão de crédito para adicionar fundos. Explorando as funcionalidades, você encontrará onde cadastrar os seus dados de pagamento para poder realizar as suas futuras compras. Então, não esqueça que esse passo é essencial para que você possa ter saldo. 

Caso você tenha interesse, algumas carteiras também permitem a compra de criptomoedas ou transferências de outras carteiras. Depois disso, é só aproveitar todas as vantagens na hora do consumo.

 

Como e para que usar uma carteira digital?

Existem diversas formas de aproveitar a sua carteira digital com passos muito simples e práticos. Uma delas é comprar em estabelecimentos físicos por meio de QR Code, que é um sistema que possibilita o pagamento aproximando o cartão digital perto da maquininha.

Outra alternativa é usar as carteiras digitais para comprar pela internet, sem a necessidade de se deslocar até as lojas físicas. O mais legal dessa opção é que você não precisa cadastrar o seu cartão em cada site no qual você deseja realizar uma compra, já que você centraliza os pagamentos dentro do app da carteira virtual. Muito prático, não é mesmo?

Ademais, vale destacar que as vantagens no pagamento vão muito além da compra de produtos. Também é possível pagar serviços comuns de todos os meses como contas de energia elétrica, água ou telefone. Além disso, o titular da conta também poderá realizar transferências de dinheiro via PIX assim como receber saldos por parte de outras pessoas.
 

Em alguns casos, dependendo da carteira digital, é possível até parcelar boletos. Inclusive, essa é uma alternativa muito prática para quem, de repente, não conta com limite no cartão de crédito e precisa finalizar uma compra de caráter urgente. 

Outra funcionalidade ótima é o acesso a cashback e promoções. Várias carteiras eletrônicas oferecem parte do dinheiro da compra de volta para você na sua conta depois de alguns dias, além de promoções exclusivas para usuários.

Para finalizar, dependendo da plataforma e tecnologia utilizada, é possível encontrar alternativas de carteiras que oferecem recursos para gerenciamento de despesas e até mesmo investimentos em criptomoedas. 

Como você pode ter visto, existe um leque amplo de possibilidades. Por isso, vale a pena conferir as opções disponíveis no mercado para achar a que mais se adapta às suas necessidades.

 

As carteiras digitais são seguras?

É possível afirmar que as carteiras digitais são muito seguras, principalmente se são adotadas algumas medidas que garantem uma segurança maior. Como se ocupam de armazenar dinheiro e informações pessoais, o indicado é aproveitar os recursos extras disponibilizados pelas plataformas em relação à proteção de dados.

Por isso, não duvide em ativar a autenticação de dois fatores e desconfie de qualquer mensagem solicitando a sua senha. Evite compartilhar informações pessoais com terceiros e não terá problemas com a segurança da sua carteira.

Em resumo, as carteiras digitais oferecem uma forma prática e segura de realizar transações financeiras sem a necessidade de usar dinheiro em espécie ou cartões físicos.

Esperamos ter respondido as principais dúvidas sobre o conceito e funcionamento da carteira digital. Por fim, desejamos que as informações colaborem para que você possa criar a sua com maiores conhecimentos sobre o assunto.

 

 

 

Referências:

Saiba o que é e como funciona a carteira digital (msn.com)