Benefícios do GovernoDireitos Trabalhistas

FGTS: Novas formas de usá-lo na compra de imóveis

FGTS: Novas formas de usá-lo na compra de imóveis

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício dado aos trabalhadores brasileiros e objetiva proteger o trabalhador em situações adversas como a  demissão sem justa causa, por exemplo. Entretanto, o governo está analisando novas formas de uso do fundo para facilitar a compra de imóveis para pessoas de baixa renda. Continue lendo, para entender.

 

Ampliação do acesso ao mercado imobiliário a partir do FGTS

O Ministro das Cidades, em coletiva de imprensa recente, enfatizou que uma das ideias para ampliar o acesso de pessoas mais necessitadas ao mercado imobiliário é aumentar os subsídios na entrada, reduzir a taxa de juros e ampliar o prazo dos financiamentos.  Assim, portanto, ajudando a impulsionar o programa Minha Casa Minha vida a partir do fundo do FGTS.

Segundo ele, a maioria dessas pessoas não acessa o mercado pela dificuldade de dar entrada. Ademais, o governo tende a visar a colaboração com programas habitacionais de governos estaduais e municipais, como o Casa Paulista e o Pode Entrar. 

 

Retorno da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida 

Ainda de acordo com o ministro, o retorno da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida é uma das metas do Governo Federal. Isso se dá pois nos últimos quatro anos, não foi contratada uma única casa nessa faixa, que atende famílias com renda mensal de até R $2.600.

Dessa forma, o ministro enfatizou que deixar de atender as pessoas que mais precisam é uma falta de sensibilidade e que o foco da atual gestão é conduzir a entrega de 2 milhões de unidades através do programa nos próximos anos.

Ademais, o Minha Casa Minha Vida tinha 186 mil unidades contratadas e o governo se deparou com 83 mil com as obras congeladas. No entanto, já retomou 11 mil obras nesses primeiros 100 dias de governo, entregando mais de 6 mil unidades.

Por fim, o FGTS é um benefício essencial para os trabalhadores brasileiros e a possibilidade de novas formas de uso do fundo pode facilitar a vida de muitos brasileiros. As mudanças em estudo pelo governo podem trazer benefícios relevantes para quem visa adquirir a casa própria ou alugar um imóvel.

Assim, esperamos ter esclarecido as dúvidas referentes ao FGTS como fundo na compra de imóveis aqui no MobNotícias. Compartilhe esse conteúdo com quem você conhece, os deixando por dentro das novidades do governo.

 

 

 

Referências:

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/fgts-governo-estuda-novas-formas-de-uso-do-fundo-na-compra-de-im%C3%B3veis-diz-ministro/ar-AA19IPyP?cvid=ac33a45f2a744a03939c2e152f7c2a56&ocid=winp2fptaskbar&ei=34