DicasTrabalho e Carreira

Guia de Recolocação Profissional: 6 Dicas imperdíveis

RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL: Um guia para quem está voltando ao Mercado de Trabalho

O processo que envolve a recolocação profissional pode ser um tanto estressante e desafiador quando não se executa da forma certa. Afinal, ter que enfrentar a concorrência de profissionais, as vagas de trabalho limitadas e a pressão em ter que conseguir um novo emprego não é nada fácil.

No entanto, passar um tempo fora do mercado de trabalho e tentar uma recolocação não precisa ser uma fase de tortura e ansiedade. Pensando nisso, trouxemos dicas super práticas que facilitarão o caminho para obter resultados de forma mais leve e amena. 

 

O que é recolocação profissional?

A recolocação profissional é o título dado quando uma pessoa passou um determinado tempo afastada do mercado de trabalho e procura uma nova oportunidade. O processo não precisa ser solitário ou apenas por conta própria. 

Hoje em dia existe muita informação que pode ser de ajuda para errar menos e alcançar o objetivo mais rapidamente. Lembre que, adquirindo conhecimento, tudo que você se propôr será feito de uma forma mais eficiente. Portanto, confira as 6 dicas que separamos para que você arrase na sua recolocação profissional.

 

Passo a passo para recolocação profissional

Antes de mais nada, lembre que o processo demora um certo tempo. Não eleve as expectativas achando que se abrirá uma nova porta em apenas alguns dias já que, provavelmente, pode demorar mais do que isso. 

O período de busca e aceitação pode variar dependendo da sua área de atuação, de como se encontra o mercado de trabalho, da sua dedicação e até do seu currículo. Entretanto, aplicando as dicas a seguir, as chances de uma nova oportunidade são grandes e iminentes.  

 

Procure meios

A primeira dica a ser executada está relacionada com buscar meios para poder alcançar um novo trabalho. Entenda por meios, “oportunidades” que você pode utilizar ao seu favor para alcançar o seu objetivo. 

Um meio que não pode ser desaproveitado é o social. Ou seja, avise os familiares, amigos e, principalmente, ex- colegas de trabalho que você está procurando serviço. O boca a boca é um meio muito poderoso e uma boa indicação pode ser responsável pela sua recolocação profissional. 

Por outro lado, existem vários sites que se ocupam de distribuir a quem está cadastrado as vagas de emprego que vão surgindo no mercado. Assim como é possível cadastrar o seu currículo nos sites das empresas que você gostaria de trabalhar.

De qualquer forma, não esqueça de estar presente no LinkedIn, que é a maior rede social de trabalho que existe atualmente. Além disso, ainda existe a possibilidade de visitar agências de emprego ou deixar o seu currículo de forma presencial em lugares específicos e com demanda.

 

Otimize o seu currículo ou portfólio

A segunda dica é melhorar a sua carta de apresentação, ou seja, o seu currículo ou portfólio. Pense que a única forma de alcançar uma entrevista de emprego é estando à altura dos seus concorrentes e se diferenciando deles de alguma forma. 

Portanto, capriche no conteúdo do seu currículo, deixando-o mais completo e atrativo. Em caso de dúvidas, recomendamos a leitura do artigo 10 dicas para fazer um currículo em 2022.

 

Esteja presente

De nada adianta procurar meios e melhorar o currículo e não estar atento no dia a dia às  oportunidades que podem surgir. Imagine que fez os passos anteriores e quando uma empresa se interessou no seu currículo, você só visualizou a mensagem vários dias depois. Provavelmente, a oportunidade já esteja perdida. 

Além disso, é importante criar novas chances com frequência. Afinal, se você se candidatou para 20 vagas no mês, terá mais chances do que se fossem apenas 5. Portanto, recomendamos que todos os dias dedique alguns minutos para conferir o seu email e procurar vagas recentes.

 

Se aprimore

Não esqueça que o mercado está cada vez mais concorrido e em constante movimento. Então, se aprimorar deve ser um pensamento que forme parte dos seus objetivos.

Utilize o maior recurso que temos, o tempo, ao seu favor. Já que não está empregado no momento, o caminho mais inteligente é estudar para ser a sua melhor versão no futuro. Por isso, faça cursos ou aprenda algum idioma que possa contribuir com a sua carreira.

 

Busque a sua paixão

Quando se trata de recolocação profissional, é comum que você questione suas experiências anteriores. Isso é bom e importante porque fará com que você consiga entender o que quer do seu futuro profissional. 

Por isso, analise as coisas que você gostou dos seus trabalhos passados, os seus interesses e fortalezas para descobrir qual é a sua paixão. Encontrando-a, as chances serão maiores e o processo mais prazeroso, já que você tem uma ligação especial com a profissão.

 

Não descarte opções temporárias

Todo mundo quer o emprego dos sonhos e é importante lutar por ele. No entanto, às vezes vale a pena aceitar uma vaga alternativa. Afinal, é melhor um pássaro na mão do que cem voando. Até chegar a sua oportunidade de trabalho tão sonhada, não fique parado. Aproveite o período para garantir experiência, conhecimento e uma renda.

 

Motivos que levam à recolocação profissional

Existem alguns motivos que levam as pessoas a tentar a recolocação profissional. 

Desemprego – A principal causa, na maioria dos casos (e especialmente no Brasil), é o índice de desemprego. Quando a pessoa passa um tempo fora do mercado de trabalho, geralmente por necessidade, se vê obrigada a procurar uma nova vaga.

Insatisfação – Existem casos onde a pessoa decide mudar o rumo profissional, optando por uma carreira totalmente diferente. Para isso, precisa abandonar o emprego e se capacitar na nova área escolhida.

Crescimento – Também é comum ver casos de recolocação quando o profissional decide tentar a sorte em um cargo maior. Ou seja, a ambição de crescer é outro dos motivos que levam as pessoas a optar por se recolocar dentro do mercado de trabalho.

Esperamos que com as dicas sugeridas o processo de recolocação profissional fique mais fácil. Estamos na torcida para que uma nova e excelente oportunidade de trabalho se apresente logo para você. Por fim, gostaríamos de indicar a leitura do artigo Confira 5 dicas práticas para procurar trabalho.

 

 

Referências:

https://www.vagas.com.br/profissoes/recolocacao-profissional/

https://www.pravaler.com.br/recolocacao-profissional-o-que-e-quando-e-como-fazer/