DicasTrabalho e Carreira

5 Dicas para escolher a melhor roupa para uma entrevista de emprego

O que vestir na hora da entrevista de emprego? Veja as dicas

Na hora de uma entrevista de emprego, são os pequenos detalhes que podem fazer a diferença ao seu favor. Nesse sentido, a vestimenta é um dos fatores que, embora não pareça, conta muito.

Podemos dizer que é por meio da vestimenta que os recrutadores irão ter a primeira impressão sobre você. Pense que antes de você falar a primeira palavra, a sua roupa falará por você.

Sendo assim, quando se trata de entrevista de emprego, a mensagem a ser passada deve ter como objetivo a seriedade. Ou seja, os recrutadores precisam levar você a sério e, nesse sentido, a vestimenta pode colaborar ou atrapalhar. Por isso, separamos 5 dicas importantes para levar em consideração para a entrevista.

 

1- Menos é mais

Numa entrevista o foco principal deve estar na sua capacidade e experiência, não na sua roupa. Por isso, para não desviar a atenção do que realmente importa no momento, lembre-se que menos é mais.

Em outras palavras, aposte na discrição da sua imagem para momentos formais como é o caso de uma entrevista. Confira a seguir algumas dicas mais específicas nesse sentido.

Aposte em:

Tons neutros – Cores neutras passam uma mensagem de clareza e limpeza, dois conceitos interessantes a serem passados numa entrevista. Por isso, aposte em cores como preto, branco, cinza ou marrom. Ademais, o azul marinho também pode ser um tom interessante.

Peças clássicas – Opte por modelos atemporais como camisa, blazer, terno ou calça social. Esse tipo de roupas deixarão você mais clássico e elegante para a ocasião. Por fim, para aplicar a dica anterior, não esqueça de escolher peças em tons neutros.

Calçados baixos – De preferência a calçados escuros, bem limpos e com pouco salto. O salto muito alto costuma ser barulhento e chamativo para uma situação como essa. Além disso, opte por sapatos fechados já que oferecem uma seriedade maior do que os pés amostra. 

Maquiagem leve – Passar maquiagem para uma entrevista de emprego não é proibido. Pelo contrário, na medida certa, ajudará a realçar o seu visual. No entanto, tome cuidado para não exagerar nas cores e quantidade. Lembre novamente, menos é mais.

 

Evite:

Estampas ou cores chamativas – Como foi recomendado acima, aposte em tons neutros e lisos. Dessa forma, evite estampas ou cores estridentes que roubem a cena e não passam a seriedade que você deseja.

Roupas curtas ou decotadas – Outra questão importante é deixar de lado partes amostra desnecessárias para a ocasião. Por isso, evite peças muito decotadas na parte de cima ou curtas na parte de baixo.

Acessórios em excesso – É interessante incorporar algum acessório para ficar mais arrumado. Entretanto, evite exagerar ao ponto de perder a sutileza. O foco deve ser o que você tem a dizer e não o que está usando.

Muito perfume – Assim como no caso dos acessórios, evite exagerar na hora de passar perfume. Cheiros invasivos podem não ser agradáveis para outras pessoas.

 

2- Considere seu estilo e o da empresa

Não é porque você precisa passar uma imagem mais formal que você não vai considerar o seu estilo. Então, veja que a roupa escolhida tenha a ver com você e represente a sua personalidade. 

Por exemplo, se você é mulher mas não se sente confortável usando uma saia na altura do joelho, opte por uma calça social. Assim como se você se sente mais confiante usando gravata, deve apostar no acessório como parte do look.

Não obstante, outro fator importante a ser levado em consideração na hora de definir a roupa é o estilo da empresa. Cada lugar tem o estilo que varia de acordo com a missão e valores da empresa. Saber mais sobre isso, com certeza, facilitará o processo de escolha.

Dessa forma, quando se trata de ambientes mais descolados ou menos formais, é interessante adequar o look com o código de vestimenta da companhia. Assim como, para ambientes corporativos, vale a pena escolher uma opção mais social. Por tanto, confira qual é o código de vestimenta do lugar antes de decidir a roupa.

 

3- Venda a sua imagem

Muitas pessoas não pensam no que vão vestir para uma entrevista de emprego e pegam o primeiro que encontram antes de sair. No entanto, seria um erro deixar a vestimenta para o último momento. Busque peças que o farão sentir mais confiante para demonstrar o seu valor e assim arrasar na entrevista. 

Para isso, separe um tempo na noite anterior para experimentar o look escolhido. Além disso, deixe as roupas prontas e passadas e cuide de outros detalhes importantes. Aproveite para vender a sua imagem da melhor maneira possível.

 

4- Não esqueça o básico

Na hora de procurar trabalho sempre é bom lembrar da importância dos detalhes. Barba feita, cabelo arrumado, unhas limpas e roupas em bom estado são alguns dos pontos que não devem ser deixados de lado. Eles farão parte da sua apresentação e deixarão em evidência o cuidado com você mesmo.

 

5- Cuide da aparência interior

Depois de ter aplicado todas as dicas citadas acima, é importante dedicar alguns minutos ao cuidado da aparência interior. De nada adianta estar perfeitamente apresentado por fora  e não estar preparado internamente. 

Por isso, tenha um momento de introspecção para checar o seu alto astral. Certifique que vai se apresentar bem e demonstrar capacidade e entusiasmo. Complementar o look com a atitude ideal aumentará as suas chances de sucesso.

Por fim, esperamos que as dicas tenham contribuído para fazer uma boa escolha e que você arrase na sua entrevista de emprego. Se gostou do conteúdo, recomendamos a leitura de 7 dicas para se sair bem numa entrevista de emprego, ótima para procurar trabalho de forma eficaz.

 

 

Referências:

https://www.guiadacarreira.com.br/profissao/roupa-entrevista/