Trabalho e Carreira

Currículo: confira como montar o seu de forma simplificada

Currículo: confira como montar o seu de forma simplificada

Montar um currículo pode ser uma tarefa desafiadora. Especialmente para quem nunca fez um antes ou para aqueles que desejam atualizar seu documento, mas não sabem por onde começar.

Assim, no artigo a seguir, você aprenderá todas as informações essenciais para a criação da sua carta de apresentação, além de modelos prontos para facilitar o processo de criação. 

 

O que deve constar no currículo dos iniciantes?

O início de carreira pode ser desafiador na hora da montagem do currículo. Portanto, é comum se questionar sobre o que colocar no campo “experiência profissional”, especialmente quando nunca se teve um emprego antes.

Nesse sentido, a solução é simples quando se tem pouca experiência profissional: pense em todas as atividades que você realizou e que contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo que não tenham sido empregos formais ou remunerados.

Você, provavelmente, conquistou diversas habilidades e conhecimentos relevantes ao longo de sua trajetória, que podem ser destacados em seu currículo.

 

O que deve constar no currículo dos mais experientes?

De forma geral, para criar uma carta de apresentação para quem já tem experiência profissional, é importante dar um destaque às conquistas. Nesse sentido, é essencial caprichar no resumo e experiência profissional, a formação acadêmica, habilidade e competências, além de atividades extracurriculares.

 

Pensando na montagem do documento

Para pensar no que acrescentar, é importante refletir sobre suas experiências passadas, incluindo trabalhos voluntários, projetos realizados durante a faculdade, ações em empresas juniores, etc.

Assim, recomenda-se a avaliação de quais dessas experiências foram significativas e contribuíram para o seu crescimento pessoal e profissional. Logo, para construir e destacar ainda mais o seu documento, é ideal que você tenha interesse em buscar capacitação, desenvolver projetos próprios e adquirir novas experiências que elevem seu potencial. 

Mesmo antes de conseguir a primeira oportunidade de emprego, é importante criar suas próprias oportunidades. Os recrutadores destacam que a consistência da trajetória profissional é fundamental, então demonstre o que você já conquistou e quais habilidades utilizou para chegar lá, especialmente se elas estiverem relacionadas à vaga em questão.

 

Montando o currículo: dados obrigatórios na estrutura do texto

Esse documento em questão é o cartão de visitas de qualquer profissional, sendo a primeira impressão que a empresa terá sobre você. Nesse sentido, é essencial que ele seja bem elaborado e estruturado.

Inicie adicionando dados básicos no cabeçalho, como nome, endereço e contatos pessoais. A estrutura do documento deve conter 7 seções, que são: objetivo, formação, experiência, outras atividades, habilidades, idiomas e referências.

Portanto, para se orientar na criação do seu currículo, preparamos uma checklist e exemplos para cada seção.

 

Objetivos

O objetivo profissional deve resumir em uma ou duas frases o tipo de oportunidade que você está procurando. Apesar de não ser a parte mais importante, é uma oportunidade de se destacar, pois muitas pessoas acabam entregando algo genérico ou nada. 

 

Formação

Já o campo de formação deve conter todas as informações sobre seu histórico acadêmico, como diplomas, certificados, especializações, extensão, intercâmbios e cursos livres. Nesse sentido, é relevante mencionar suas formações acadêmicas e também formações complementares, como cursos online. 

No entanto, não é recomendável a inclusão de seminários, conferências ou demais atividades que você tenha atuado apenas como ouvinte. Ademais, durante a descrição da experiência, lembre-se de incluir o nome da instituição, tipo de diploma ou certificado, curso, cidade e o ano referente à conclusão. 

No caso de quem está no início da carreira, é recomendável colocar a formação antes da experiência, para priorizar seus estudos e desenvolvimento acadêmico.

 

Experiência e outras atividades

Na descrição da experiência, você pode incluir outras práticas além de empregos, como trabalhos voluntários ou em associações estudantis. No campo de outras atividades, podem ser incluídas experiências formativas.

Podem ser prêmios, vivências internacionais importantes, destaques acadêmicos e esportivos. Mas, lembre-se de filtrar e mencionar apenas o que é relevante para o seu objetivo.

 

Habilidades e idiomas

Esse campo é essencial para o destaque de conhecimentos relevantes para a posição desejada, como habilidade de ferramentas digitais, por exemplo. O campo de idiomas, por sua vez, deve incluir informações sobre fluência comprovada em outras línguas. 

 

Referências

O campo de referências ajuda a comprovar as suas capacidades profissionais, a partir da indicação de um ou mais contatos (como professores, orientadores ou chefes, por exemplo) que tiveram contato com você. 

Nesse campo, é essencial adicionar o nome, cargo, telefone e e-mail da pessoa indicada. Esse campo é essencial para aqueles que se encontram em início de carreira, já que isso agrega credibilidade ao documento.

 

Quanto à estrutura, existem modelos disponíveis? 

Quanto à estrutura de apresentação das informações em sua carta profissional, existem diversos modelos que podem ser utilizados na hora de combinar as informações, servindo tanto para os novatos ou os mais experientes. 

Assim, o modelo mais tradicional é o modelo cronológico, que apresenta as informações de forma sequencial, desde a formação acadêmica até a experiência profissional mais recente. 

Outra apresentação bastante escolhida é o modelo de currículo funcional, visando o destaque das habilidades e competências do candidato de forma mais clara e direta, sem se prender à ordem cronológica dos eventos.

Assim, esse modelo é especialmente recomendado para pessoas que têm experiência em diversas áreas e desejam destacar suas habilidades em primeiro lugar. Ainda, existe o modelo combinado, que une as características dos modelos cronológico e funcional.

Sabemos que criar um currículo pode parecer desafiador, mas seguindo as orientações corretamente, você poderá montar seu documento sem complicações. Mas, se você deseja facilitar ainda mais o processo de criação, você pode acessar nosso Aplicativo de Criação de Currículos com diversos modelos prontos para download em PDF.

 

 

 

Referências

20 modelos de currículos para baixar e montar grátis (msn.com)