Benefícios do Governo

Cartão Meu INSS+: Tudo sobre a nova opção de carteirinha e como solicitar

Cartão Meu INSS+: Tudo sobre a nova opção de carteirinha e como solicitar

O Governo Federal lançou essa semana o Cartão Meu INSS+, uma opção de carteirinha virtual do beneficiário. Nela, contém todas as informações sobre seu benefício e seus dados e eliminando a necessidade de um cartão físico. Por isso, continue lendo para saber tudo sobre essa novidade e como solicitar o seu.

 

Benefícios da Carteirinha

O objetivo da novidade está em facilitar ainda mais o acesso virtual ao INSS e todos os benefícios que o segurado possui. Emitindo o documento, aposentados, pensionistas e qualquer outra pessoa que receba benefícios via INSS podem desfrutar de facilidades como desconto em farmácias, cinemas, shows, serviços de telemedicina, entre outras possibilidades.

Além disso, a parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal visa garantir serviços aos usuários, independentemente deles serem correntistas das respectivas instituições ou não. Em segundo lugar, o documento também serve como comprovante de recebimento de benefícios e facilita o acesso de informações previdenciárias importantes aos segurados.

 

Como solicitar o Cartão Meu INSS+

Antes de mais nada, vale reforçar que o documento é virtual. A emissão ocorre diretamente através do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares Android e iOS e é gratuita. Em suma, para emitir o seu, basta fazer o seguinte:

  • Abra o aplicativo “Meu INSS”, instalado no seu celular;

  • Faça o login com CPF e Senha;

  • Ao abrir o app, busque pela opção “Carteira do Beneficiário”;

  • Selecione uma foto para a carteira (é importante ser uma foto legível apenas de rosto e sem efeitos);

  • Clique no quadrado ao lado do texto “Estou ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code;

  • Clique em “Continuar”.

Por fim, vale mencionar que também é possível solicitar a versão física do documento, ligando para o número 135, que é a central de atendimento do INSS. Ao solicitar a carteira física, o beneficiário pode retirar o cartão em uma das agências da previdência.

 

 

 

Referências:

Como ter acesso a Carteira Meu INSS+? Veja passo a passo (msn.com)