Benefícios do GovernoNotícias

Entenda como funciona o golpe do FGTS e como evitar

Golpe do FGTS: Como funciona e como evitar?

Trabalhadores estão sendo vítimas de golpes aplicados ao saldo do FGTS Aniversário. Evite que isso aconteça com você lendo as informações que trouxemos no artigo.

 

Prática utilizada

Com o avanço da tecnologia, a movimentação financeira acontece cada vez mais de forma virtual. Afinal, é a modalidade mais rápida e prática para fazer uso do dinheiro. No entanto, é preciso ficar alerta e tomar os cuidados necessários para proteger as suas contas e economias. 

O golpista consegue o nome e o número de CPF de trabalhadores que não possuem cadastro no aplicativo do FGTS. Depois disso, realiza o cadastro utilizando um endereço de e-mail e telefone aleatórios. Por fim, efetua a solicitação do saque e movimenta o dinheiro para outras contas bancárias.

Quando o trabalhador vai fazer o cadastro, recebe a notícia de que os seus dados já foram associados a uma conta de e-mail desconhecida.

 

Como agir diante do golpe

O primeiro passo é solicitar a apuração correspondente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e aguardar, mas isso só pode ser feito, justamente por razões de segurança, pelo trabalhador ou representante legal.

Depois de alterar todas as informações necessárias com dados verdadeiros e seguros, as apurações são feitas e o valor é devolvido em até 15 dias úteis.

 

Como evitar o golpe do Saque Aniversário

Para prevenir e evitar golpes, nunca forneça dados pessoais via e-mail, sms, ligações ou whatsapp. Lembre-se que as entidades financeiras não solicitam esse tipo de informação.

Além disso, outra dica que é importante ter presente é não utilizar nenhum canal que não seja oficial ou verificado. Hoje em dia existem muitos sites falsos que, inclusive, são bem similares aos oficiais.

Esperamos que as informações sirvam para alertar e assim evitar fraudes em relação ao Saque Aniversário e outros benefícios. Se gostou do conteúdo, recomendamos a leitura do artigo Novo valor do salário mínimo para 2023.

 

 

Referências:

https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/golpe-do-saque-anivers%C3%A1rio-do-fgts-saiba-o-que-%C3%A9-e-como-se-prevenir/ar-AA11Euuk?ocid=winp1taskbar&cvid=d6bcb4029ad14fe0bde89613bc6db46b