Imposto de Renda

IR 2023: Como receber a restituição mais rápido?

IR 2023: Como receber a restituição mais rápido?

O período de declarações do Imposto de Renda começou em março e prossegue até dia 31 de maio. No entanto, você pode receber a restituição previamente seguindo algumas dicas. Portanto, fique atento e veja se você atende aos requisitos para receber antes de todo mundo.

 

Dicas para receber o valor da restituição do IR 2023 mais rápido

É importante lembrar que o primeiro lote de restituições destina-se prioritariamente a idosos e professores, assim como nos anos anteriores.

Nesse sentido, uma outra maneira de aumentar as chances de receber a restituição mais cedo se baseia no envio da declaração o mais cedo possível para a Receita Federal (RF), desde que não tenham erros ou pendências. 

Além dessa possibilidade, em 2023, há mais outras duas para ser beneficiado logo nos primeiros lotes, sendo elas, a declaração pré-preenchida e a restituição via pix.

 

Restituição prévia com a declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida é um formato automatizado com informações já reunidas pela Receita Federal, bem como por fontes pagantes. Mas, essa modalidade só está disponível para quem preenche os níveis prata ou ouro na conta Gov.br.

Nesse sentido, além de ser uma modalidade de fácil execução e envio, a declaração pré-preenchida permite que os contribuintes recebam os valores previamente. Entretanto, aqueles que optarem por essa modalidade precisam verificar cuidadosamente as informações para evitar problemas futuros.

 

Restituição via pix como critério de prioridade

O segundo método é feito através da restituição via Pix como método de recebimento, que também será considerada como critério para prioridade. Nessa modalidade, utiliza-se o CPF como chave de transferência, de modo a evitar impasses que impossibilitem a transação. 

 

Datas dos lotes de 2023

Confira abaixo as datas dos lotes de restituição deste ano:

  • 31 de maio – 1º lote;

  • 30 de junho – 2º lote;

  • 31 de julho – 3º lote;

  • 31 de agosto – 4º lote;

  • 29 de setembro – 5º lote.

Com essas dicas, você poderá receber a restituição do IR mais rapidamente. Você também pode verificar aqui no Mob Notícias dicas práticas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda.

 

 

 

Referências:

2 dicas de como receber a restituição do seu IR 2023 mais cedo!! – Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias (jornalcontabil.com.br)