NotíciasTrabalho e Carreira

Isenção da Taxa de Inscrição do ENEM: saiba como solicitar

Isenção da Taxa de Inscrição do ENEM: saiba como solicitar

A partir do dia 17 de abril, estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem a solicitar a isenção do ENEM. A oportunidade direciona-se aos candidatos que se encaixam em determinados critérios. Para saber se você pode solicitar, continue lendo para entender.

 

Como solicitar a isenção da taxa de Inscrição do Enem

A princípio, para conseguir solicitar a isenção do Enem, o candidato deve acessar o site do exame e preencher um formulário com informações pessoais e socioeconômicas. 

Além do mais, é importante também que o participante informe o número do CPF e do documento de identidade. Assim, após a solicitação, é preciso aguardar a análise da documentação, que pode levar até 10 dias úteis.

 

Quem tem direito à isenção?

Ademais, os critérios para a isenção da taxa de inscrição do Enem são definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além dos estudantes de escola pública e membros de famílias de baixa renda, também têm direito à isenção aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como pessoas em situação de rua e participantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Por fim, a isenção do ENEM é uma oportunidade importante para candidatos que não têm condições financeiras de arcar com o valor da prova. Além disso, a medida também planeja ampliar o acesso à educação. 

Por isso, é fundamental que aqueles que se enquadram nos critérios definidos pelo MEC não percam a oportunidade de solicitar a isenção a partir do dia 17 até 28 de abril. A isenção do ENEM pode garantir a participação de muitos estudantes em um dos exames mais importantes do país.  

Esperamos que você tenha sanado suas dúvidas ou, quem sabe, também tenha descoberto novas informações aqui no MobNotícias referente à isenção do ENEM. Compartilhe este artigo com quem você conhece para ficar por dentro de todas as atualizações do processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio.

 

 

 

Referências:

https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/candidatos-poder%C3%A3o-pedir-isen%C3%A7%C3%A3o-da-taxa-do-enem-a-partir-do-dia-17/ar-AA19HavW?cvid=9b999a39e41649e9807c4d3dde615929&ocid=winp2fptaskbarhover&ei=7