Imposto de Renda

Como fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?

Como fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?

O modelo de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023 já foi disponibilizado no dia 15 de março, dando início ao período de entrega que se estenderá até o dia 31 de maio.

Para saber como acessar à declaração pré-preenchida do IR, preparamos um artigo especial com todos os detalhes que você precisa conhecer; confira e tire suas dúvidas.

 

Vantagens e acesso ao modelo de declaração pré-preenchida

Existem algumas vantagens para o contribuinte que optar por esse modelo. A prioridade na restituição é uma delas, como também a economia no tempo de preenchimento, já que todos os dados relacionados ao ano anterior são automaticamente acrescentados na declaração do Imposto de Renda atual.

No entanto, vale destacar um detalhe bem importante e essencial para o acesso à declaração pré-preenchida. A opção é gratuita apenas para quem possui uma conta nível Ouro ou Prata no site Gov.br. Ou seja, o nível inferior que é o bronze, não tem o serviço disponibilizado dentro da web.

Dos mais de 145 milhões de usuários cadastrados atualmente, mais de 60 milhões se encontram nos níveis Prata e Ouro. Em contrapartida, são mais de 80 milhões de cidadãos os que se encontram no nível bronze e não conseguem ter acesso ao modelo pronto. 

Por esse motivo, no início do mês de março, mais de 2 milhões de pessoas procuraram aumentar o nível dentro da plataforma, por meio das alternativas propostas pela mesma. Se é o seu caso e você quer saber mais sobre como subir de nível, continue lendo o artigo que explicaremos melhor.

 

Como criar a sua conta no site Gov.br

Se por acaso você ainda não conta com cadastro no site Gov.br, não se preocupe. Criar a sua conta é super simples e vamos explicar como fazer isso:

  • Acesse a página web Gov.br ou baixe o aplicativo no seu celular (vale destacar que está disponível tanto para smartphones Android quanto IOS);

  • Informe o seu número de CPF a aperte o botão “Continuar”;

  • Siga as orientações até finalizar o processo de criação da conta.

Assim, você terá a sua conta nível Bronze. Embora não seja suficiente para ter acesso ao modelo de declaração pré-preenchida, ainda é possível subir de nível. Para isso, acompanhe o passo a passo a seguir.

 

Como alcançar o nível Prata

Onde aparece o nível da sua conta, você verá as informações necessárias para conseguir crescer e alcançar os próximos níveis. Por exemplo, no caso do nível seguinte ao de Bronze, ou seja, o Prata, o processo disponibilizado pela plataforma é o de validação facial por meio do uso de biometria ou validação da conta bancária.

No entanto, não são todos os bancos que se encontram disponíveis para realizar a validação mencionada. Você conseguirá ver uma lista detalhada com as instituições participantes para conferir se o seu banco forma parte da integração com site Gov.br.

 

Como alcançar o nível Ouro

Para crescer ainda mais e atingir o nível mais alto, o processo disponibilizado é o mesmo. 

É necessário realizar a validação facial por meio de biometria, sendo que é um processo sem nenhum custo. Ademais, se você possui um certificado digital compatível com ICP-Brasil também pode subir o seu nível para Gold.

 

Como acessar a declaração pré-preenchida

Você pode acessar o modelo de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda nos seguintes canais:

  • No programa IRPF para computadores;

  • no aplicativo meu imposto de renda disponível para tablets e celulares;

  •  No sistema e-CAC.

A seguir, entre com o seu login, como de costume, e selecione o botão “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”. Por fim, basta finalizar a importação da sua declaração pré-preenchida.

Para você não ficar perdido no meio do processo, gostaríamos de destacar algumas informações que provavelmente irão constar no modelo de declaração. Sendo assim, você verá dados relacionados aos seus bens, rendimentos, dívidas e deduções que foram preenchidos de forma automática para simplificar e agilizar o procedimento.

Entretanto, o contribuinte tem a obrigação de conferir todas as informações, realizando as modificações que achar necessárias, caso algo não esteja correto ou tenha mudado. Vale lembrar que a data limite para entregar a sua declaração do Imposto de Renda é dia 31 de maio de 2023.

 

Como é a ordem da restituição do Imposto de Renda

A ordem de prioridade para a restituição do Imposto de Renda favorece, primeiramente, aos cidadãos que têm como fontes de renda o magistério, assim como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiências. Sendo assim, os contribuintes que aderirem à declaração pré-preenchida ocuparão a segunda posição.

Lembrando que, recentemente, foi divulgada a notícias de que os contribuintes poderão receber a restituição do IR via PIX. Isso mesmo, a modalidade de pagamento mais prática já está disponível para chaves que utilizam o número de CPF. Para conhecer mais detalhes e conferir o calendário de acordo com o lote, clique aqui.

Além disso, sugerimos que leia o artigo Receita Federal divulga novas regras para a Declaração do Imposto de Renda de 2023 para ficar por dentro de todos os detalhes antes de realizar a sua.

Esperamos que as informações sobre a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda tenham sido úteis. Convidamos você a conferir outras matérias do blog para ficar ainda mais informado.

 

 

 

Referências:

Imposto de Renda: saiba como fazer a declaração pré-preenchida (msn.com)