Imposto de Renda

Como declarar instituições de ensino no Imposto de Renda para ter dedução

Como declarar instituições de ensino no Imposto de Renda para ter dedução

Se você ainda não realizou a Declaração do Imposto de Renda e está com dúvidas, não se preocupe. Hoje vamos falar sobre a forma correta de declarar os gastos relacionados à educação para ter dedução. Então, acompanhe o artigo até o final e fique por dentro do assunto.

 

Regras para a dedução 

A Declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para os contribuintes brasileiros que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Receita Federal. Ou seja, o contribuinte realiza a declaração para informar seus rendimentos e despesas do ano anterior e, dessa forma, calcular o valor do imposto a pagar ou a restituir.

Esse ano, o prazo limite para realizar a Declaração do Imposto de Renda encerra no dia 31 de maio. Os gastos com educação, seja pessoal ou de algum dos dependentes, são dedutíveis. 

No entanto, a fiscalização considera apenas os gastos que se enquadram no modelo de Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física e que possuem um teto máximo.

Também é preciso um informe emitido pela instituição de ensino em questão, assim como todos os comprovantes da transação financeira (podem ser recibos ou extratos bancários).

Ademais, é importante destacar que todos os documentos e comprovantes utilizados nas declarações não devem ser descartados, muito pelo contrário. É importante guardá-los durante os próximos cinco anos para comprovação diante da Receita Federal, caso seja necessário.

 

Imposto de Renda: declaração de gastos com instituições de ensino

Para declarar no seu Imposto de Renda os gastos relacionados com educação em instituições de ensino, basta acompanhar o passo a passo:

  • Vá em “Pagamentos Efetuados”;

  • Escolha o código “01- Despesas com instrução no Brasil” ou o código “02- Despesas com instrução no Exterior” e informe o tipo de educação recebida;

  • Informe quem foi o favorecido com o gasto educacional, o nome da instituição e o CNPJ da mesma;

  • Insira o valor total pago.

Por fim, vale destacar que cursos livres sem uma graduação formal não terão dedução. Esperamos ter despejado as dúvidas sobre como declarar instituições de ensino no Imposto de Renda para ter dedução.

 

 

 

Referências:

Como declarar a escola do meu filho no Imposto de Renda para ter dedução? (msn.com)