Imposto de Renda

Imposto de Renda 2023: veja como declarar gastos de saúde

Imposto de Renda 2023: veja como declarar gastos de saúde

Se você precisa declarar gastos médicos, não deixe de ler o artigo. A Receita Federal permite que despesas relacionadas à gastos com saúde sejam declaradas e deduzidas no Imposto de Renda, por meio da restituição.

 

Dedução dos gastos com saúde sem limite no Imposto de Renda

Os gastos médicos podem ser declarados no Imposto de Renda 2023 e utilizados como dedução na declaração completa, reduzindo a base de cálculo do imposto devido. 

E, para quem não sabe, a diferença de outros tipos de gastos, as despesas médicas não possuem um valor como limite. No entanto, para que isso seja possível, o contribuinte precisa comprovar o gasto.

A orientação nesse sentido é guardar todos os comprovantes e recibos das despesas com saúde por, pelo menos, 5 anos após a entrega da declaração, sendo importante para comprovar as informações declaradas à Receita Federal em caso de eventual fiscalização.

Além disso, destacamos que a Receita Federal considera apenas as despesas do próprio contribuinte ou de seus dependentes. Logo, a Receita Federal não aceita gastos com saúde de terceiros.

 

Declaração dos gastos com saúde na prática

Em primeiro lugar, acesse o programa de declaração do Imposto de Renda 2023, disponível no site da Receita Federal. Depois disso:

  • Na ficha de pagamentos, clique em “Novo”;

  • Selecione o código de acordo com o tipo de profissional consultado;

  • Informe o nome, CPF ou CNPJ do profissional ou instituição de saúde e o valor pago;

  • Repita o processo para cada despesa com saúde que deseja declarar.

Para comprovar a declaração feita, utilize a documentação que o profissional ou instituição tenha emitido (nota fiscal, recibo, informes). No caso de planos de saúde, realize a comprovação por meio do informe que o seu empregador deu a você.

Mas, se o seu plano é particular, será o informe emitido pela rede médica contratada por você. Esperamos ter contribuído e que você possa realizar a declaração do Imposto de Renda dos seus gastos médicos da forma correta.

 

 

 

Referências:

Como declarar os gastos com saúde no Imposto de Renda 2023? – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)