Benefícios do GovernoNotícias

Nova rodada de Saque do PIS/PASEP acontecem esse mês

Nova rodada de Saque do PIS/PASEP acontecem esse mês

A partir do dia 17 de abril, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil liberarão o saque PIS/PASEP para trabalhadores de instituições privadas e funcionários públicos.

O pagamento de abonos salariais está previsto para 22,9 milhões de trabalhadores em 2023. Desse total, R$20,4 milhões de trabalhadores têm direito ao PIS e 2,5 milhões de trabalhadores têm direito ao PASEP. Nesse sentido, continue lendo para saber como os saques acontecerão.

 

Quais os requisitos para o saque PIS/PASEP e quanto vai receber?

O PIS, direcionado para trabalhadores da iniciativa privada, estará liberado para nascidos em maio e junho, enquanto o PASEP será liberado para funcionários com final de inscrição 2 e 3. O ano de referência do pagamento é 2021.

Para ter direito ao saque PIS/PASEP, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos: 

  • ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2021;

  • ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período trabalhado;

  • estar inscrito corretamente no eSocial ou Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

O valor do saque PIS/PASEP varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base de 2021,  e o valor máximo equivale ao salário mínimo vigente, R $1.302,00.

 

Como será o pagamento?

O pagamento do PIS/PASEP é feito através de instituições financeiras conveniadas com a Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) e o Banco do Brasil (no caso do Pasep). Portanto, os trabalhadores que possuem conta na Caixa ou no Banco do Brasil terão o valor do saque PIS/PASEP depositado automaticamente em sua conta.

Mas, os trabalhadores que não possuem conta nesses bancos, poderão receber o abono em qualquer outra instituição financeira que seja conveniada com a Caixa ou o Banco do Brasil.

Fique atento à data de pagamento do PIS: 

  • Maio e junho – Número final de inscrição para pagamento PASEP: 2 e 3 – 17/04/2023 – 28/12/2023.

Por fim, o saque PIS/PASEP pode ser uma importante ajuda financeira para quem atende aos requisitos do programa. Então, para ficar mais informado sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo CALENDÁRIO PIS PASEP 2023 LIBERADO: Veja datas.

 

 

 

Referências:

Veja quem recebe o abono do PIS/Pasep em abril (msn.com)