DicasTrabalho e Carreira

5 coisas para deixar de lado na hora de criar o seu currículo

O que NÃO colocar no seu currículo: 5 dicas

Com o passar do tempo, o mundo do trabalho foi evoluindo e isso incluiu a forma de apresentar o currículo. Em 2022, existem alguns hábitos que é melhor deixar de lado na hora de criar o seu, já que não são mais bem vistos.

Portanto, confira 5 informações que normalmente são incluídas nos currículos e que acabaram sendo desnecessárias para o mercado de trabalho.

 

Endereço residencial

Antigamente era muito comum incluir o endereço residencial como uma das primeiras informações do currículo. No entanto, atualmente, não é mais um dado de valor para os recrutadores. Além disso, evitar o compartilhamento de uma informação tão pessoal é uma forma de cuidar do seu lar e da sua segurança física. 

 

Foto no currículo

Outra prática que passou de moda e não se usa mais é a foto no topo do currículo. Ou seja, evite incluir uma foto sua a menos seja relevante considerando seu tipo de trabalho. Opte por incorporar uma foto só quando se trata de vagas onde a imagem é fundamental ou solicitada.

 

Histórico acadêmico e laboral completo

Um erro que não deve ser cometido é descrever o histórico acadêmico e de trabalho por completo. Por exemplo, se você conta com o ensino médio completo, é óbvio que o ensino fundamental foi finalizado com sucesso.

Já em relação ao histórico de trabalho, evite mencionar experiências que não têm relação nenhuma com a vaga atual. Dessa forma, inclua apenas as que são relevantes e irão somar ao seu favor.

 

Referências

No passado, as referências eram um recurso muito utilizado como modo de indicação. Entretanto, é difícil comprovar a veracidade das informações e, por isso, os recrutadores preferem não entrar em contato com as referências.

 

Objetivos

Geralmente, os objetivos pessoais no currículo são uma soma de palavras que, no fim das contas, não somam muito. Portanto, fuja de frases prontas e sem relevância, a menos que seu objetivo seja claro e um verdadeiro destaque ao seu favor.

Esperamos que as dicas tenham feito sentido para você. Por fim, se gostou do conteúdo, recomendamos a leitura do artigo Como fazer um currículo sem experiência.

 

 

Referências:

https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/09/5-coisas-que-voce-nao-deve-incluir-no-curriculo-segundo-recrutadora-do-google/