Imposto de Renda

IR 2023: Calendário da restituição foi divulgado; veja datas

IR 2023: Calendário da restituição foi divulgado; veja datas

O Imposto de Renda de 2023 já pode ser declarado e o prazo de entrega máximo é o dia 31 de maio. Nesse sentido, confira o calendário de pagamentos da restituição do IR 2023 e os lotes de acordo com a ordem de prioridade.

 

IR 2023: Informações recentes

O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo Governo sobre os rendimentos obtidos pelas pessoas físicas e jurídicas. Esse imposto incide sobre a renda e os ganhos de capital, tais como salários, aluguéis, lucros e dividendos de ações, entre outros.

Dessa forma, tudo parece indicar que em 2023 serão feitas mais 39 milhões de declarações ao longo de todo o país. Além disso, vale lembrar que a novidade para esse ano foi a liberação da declaração pré-preenchida. 

Se você quer saber como ter acesso ao modelo pronto disponibilizado, leia o artigo: Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023: tudo que você precisa saber

 

Calendário da restituição

A partir do dia 31 de maio, depois do encerramento do prazo das declarações, deve chegar o momento mais aguardado por todos os contribuintes que é a famosa restituição. Dessa forma, valores a mais poderão voltar ao bolso dos contribuintes.

Por isso, como todo calendário, existe uma ordem de prioridade e, neste caso, está organizada em lotes mensais. Então, confira a seguir os 5 lotes, as datas de pagamento e a quem estão destinados:

Lote Nº Data da restituição Grupo
1 31 de maio Idosos acima com 80 anos ou mais
2 30 de junho Idosos entre 60 e 79 anos
3 31 de julho Pessoas com deficiência
4 31 de agosto Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
5 29 de setembro Contribuintes que enviaram a declaração com maior antecedência

 

 

 

Referências:

Restituição do IR: veja as datas de pagamento e quem recebe – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)