Benefícios do GovernoNotícias

Caixa Econômica deixa de oferecer o Consignado do Auxílio Brasil

Caixa Econômica deixa de oferecer o Consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente que não oferecerá mais a modalidade de empréstimo Consignado do Auxílio Brasil para os beneficiários. Confira todos os detalhes a seguir.

 

Suspensão definitiva do Consignado do Auxílio Brasil

O Consignado do Auxílio Brasil é uma modalidade de empréstimo anunciada pelo Governo Federal em setembro de 2021. Como parte do programa social Auxílio Brasil (atual Bolsa Família), o empréstimo permitia aos beneficiários obterem crédito de forma acessível com descontos diretos das suas contas bancárias. 

No entanto, a Caixa anunciou a suspensão definitiva do produto, decisão que foi tomada com base em estudos técnicos feitos durante as últimas semanas. A modalidade de crédito já estava com as novas concessões suspensas desde janeiro, enquanto passava por revisão por parte da instituição financeira. 

Ainda segundo a Caixa Econômica Federal, quem tem contratos vigentes em relação à essa modalidade de empréstimo, não deve se preocupar. O pagamento continua com total normalidade até saldar a dívida por completo.

 

Mudanças e impactos

Essa modalidade de empréstimos passou por algumas mudanças recentes. O novo governo estabeleceu a redução no limite que pode ser descontado sobre o benefício mensal, assim como uma taxa de juros e prazo de pagamento menor.

Especialistas acreditam que as condições atuais são muito exigentes para os beneficiários do programa social já que, mesmo perdendo o benefício, a dívida continuará ativa até o correspondente pagamento.

Seja como for, a decisão tomada pela Caixa pode ter impactos significativos para quem conta com o programa social, que podiam solicitar o empréstimo como uma opção de crédito com juros mais baixos. 

Nesse sentido, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social deixou claro que os beneficiários terão acesso a outras linhas de créditos semelhantes.

Por último, para ficar ainda mais informado, recomendamos a leitura de outras notícias da semana que se encontram no nosso blog!

 

 

 

Referências:

Caixa deixa de oferecer empréstimo consignado do Auxílio Brasil de forma definitiva (msn.com)