Benefícios do Governo

Bolsa Família: novidades e valores atualizados em 2023

Bolsa Família: novidades e valores atualizados em 2023

O Programa Bolsa Família é uma iniciativa do governo federal que visa fornecer transferências diretas e indiretas de renda para famílias em situação de pobreza, abrangendo benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego. 

O valor médio atual do Bolsa Família é de R $600, com um adicional de R$150 para famílias com crianças de até 6 anos de idade. Como uma nova novidade, o governo anunciou um pagamento adicional de R$50 por dependente entre 7 e 18 anos, incluindo gestantes, a partir de junho.

 

Confira os beneficiários do novo Bolsa Família

Para ser elegível, é preciso uma renda máxima de R $218 por pessoa na família ao mês. Portanto, famílias que ganham menos de R $218 por pessoa e já recebem o Auxílio Brasil serão automaticamente transferidas para o programa atual, sem a necessidade de um novo cadastro.

Nesse sentido, os benefícios a serem recebidos pelas famílias  a partir de junho são os seguintes: R $142 por pessoa (quando o número de membros ultrapassar 4,5 pessoas), R $150 por criança com até 6 anos de idade. Além disso, R $50 por criança entre 7 e 12 anos, adolescente até 18 anos e gestantes, caso existam na família. 

Entretanto, se uma família tem uma renda menor que R $218 por pessoa mensalmente e não recebe o auxílio, é necessário se inscrever no Cadastro Único, fornecendo dados atualizados. 

Logo, a inscrição pode ser realizada em um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município.

 

Calendário de pagamento junho de 2023

Dia do mês  Final do NIS
19 de junho
20 de junho 2
21 de junho 3
22 de junho 4
23 de junho 5
26 de junho 6
27 de junho 7
28 de junho 8
29 de junho 9
30 de junho 0

 

Atualização do cadastro e 13º

É importante ressaltar que o cadastro precisa ser atualizado regularmente, com um intervalo máximo de 24 meses. Além disso, qualquer mudança de endereço, número de telefone e composição familiar, como nascimentos, falecimentos, casamentos e adoções, deve ser informada.

Por fim, em relação ao 13º salário, é importante mencionar que os beneficiários do Bolsa Família, por se tratar de um programa social do governo federal, não têm direito a receber esse benefício.

 

 

 

Referências:

https://www.jornalcontabil.com.br/bolsa-familia-familias-receberao-um-novo-adicional-a-partir-de-junho/#goog_rewarded