Benefícios do Governo

Bancos voltam atrás e oferecem novamente o Consignado do INSS

Bancos voltam atrás e oferecem novamente o Consignado do INSS

Recentemente, alguns bancos que tinham informado que não trabalhariam mais com a concessão do Consignado do INSS voltaram atrás. O motivo está relacionado com negociações favoráveis que ocorreram na última terça-feira, dia 28 de março; entenda.

 

Sobre o Consignado do INSS

O empréstimo Consignado do INSS é uma modalidade de empréstimo pessoal destinada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Nessa modalidade, o banco ou a instituição financeira responsável desconta as parcelas do empréstimo diretamente da folha de pagamento ou do benefício do segurado.

Dessa forma, existe uma maior segurança para a instituição financeira que concede o empréstimo e, consequentemente, menores taxas de juros. Mas, foi justamente uma mudança na taxa de juros o que gerou polêmica e fez com que alguns bancos decidissem deixar de prestar o serviço.

 

Polêmica e negociações

A polêmica começou quando o Governo estabeleceu um teto máximo inferior para a taxa de juros, passando assim de 2,14% para 1,70% ao mês. A diminuição também foi definida para transações por meio de cartões de crédito, passando de 3,06% para 2,62% ao mês.

A notícia não foi bem aceita por bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Santander Brasil e Banco Pan. Entretanto, houve um acordo que estabeleceu um aumento devido às negociações entre representantes dos bancos e o Ministério da Fazenda.

Dessa forma, os bancos citados voltaram atrás na sua decisão e informaram que continuaram prestando a linha crédito aos seus clientes. Outros bancos como o Itaú, um dos principais do país, ainda estão analisando o novo cenário antes de tomar uma decisão.

Por último, bancos como a Caixa Econômica e o Daycoval estão aguardando uma publicação formal da Instrução Normativa do INSS para voltar a conceder o Consignado do INSS.

 

 

 

Referências:

Consignado do INSS: bancos voltam a oferecer o serviço – Rede Jornal Contábil (jornalcontabil.com.br)