Benefícios do GovernoNotícias

O Auxílio Brasil irá acabar?

O AUXÍLIO BRASIL VAI ACABAR OU NÃO? Entenda:

O Auxilio Brasil, programa de assistência que beneficia uma porção da população, está sendo motivo de preocupação para algumas pessoas. Recentemente foi informado um aumento de R$ 200 que terá lugar apenas até o mês de dezembro deste ano.

Isso fez com que muitas pessoas ficassem desorientadas achando que o benefício, no seu valor integral, acabaria no fim do ano. Entretanto, o Governo Federal já se manifestou para deixar claro a todos os beneficiários do programa que isso não é verdade.

Inclusive, porque o Auxilio Brasil é um amparo de caráter permanente depois de ter sido sancionada a Lei nº 14.284. Assim, o que terá fim, unicamente, será o aumento no valor de R$ 200.

 

Como funcionará o valor extraordinário?

O benefício extra será aplicado durante cinco meses, a partir do mês em curso. Por isso, é importante alertar aos beneficiários para ficarem por dentro das datas de pagamento. Os depósitos seguem como ordem o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.

Vale destacar que a quantia extra foi possibilitada por meio da PEC (Proposta de Emenda Constitucional). O intuito da proposta governamental é ampliar os benefícios já oferecidos para amenizar o impacto da inflação que vem afetando o país.

Além disso, a quantidade de beneficiários do benefício aumentou ainda mais, alcançando mais de 20 milhões de brasileiros atualmente. No entanto, vale ressaltar que toda PEC possui um período de validade, já que funciona como uma medida emergencial.

Por isso, depois de cumprido o prazo de validade, o benefício extra do Auxílio Brasil não será mais distribuído. Ou seja, a partir do próximo ano (mais exatamente em janeiro de 2023), os depósitos voltarão ao valor normal de R $400.

 

Quem terá acesso ao benefício extra do Auxilio Brasil?

Terão acesso ao valor extraordinário todas as pessoas que já recebiam o auxílio. Ou seja, quem tiver o benefício ativo e vigente terá acesso ao valor de R $600 até o mês de dezembro de 2022. Por fim, em caso de dúvidas basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil e conferir a sua conta.

 

 

Referências:

https://fdr.com.br/2022/08/15/auxilio-brasil-vai-acabar-governo-informa-o-tempo-de-durabilidade-do-projeto/