DicasTrabalho e Carreira

Como se sair bem numa entrevista de emprego?

7 dicas para se sair bem numa entrevista de emprego

Não é uma novidade que entrevista de emprego costuma ser um momento tenso para a maioria das pessoas. Afinal, se trata de uma avaliação para alcançar um objetivo importante.

Por isso, considerando que não existem segundas chances quando se trata de uma entrevista de emprego, é importante ir preparado. Pensando nisso, separamos 7 dicas para que você possa ser um candidato que surpreenda os recrutadores de forma positiva. 

Então, confira e aplique as dicas a seguir. Veja o que você deve melhorar e o que ainda não fez e fará a diferença aos olhos dos recrutadores. 

 

Seja pontual

Pode parecer óbvio, porém, nem todo mundo tem esse cuidado. Chegar no horário combinado é uma obrigação da sua parte, já que a empresa reservou esse momento para te conhecer. Então, chegar atrasado, só demonstra falta de responsabilidade e nenhuma empresa iria querer contratar alguém sem compromisso.

Por isso, para não correr riscos de atraso, o ideal é sempre chegar alguns minutos antes. Mais vale você esperar do que chegar tarde e perder uma oportunidade de emprego valiosa.

Nesse sentido, calcule o tempo de viagem que terá para chegar ao local da entrevista de emprego. Além disso, inclua uma margem maior de tempo, caso aconteçam imprevistos como engarrafamentos ou o atraso do meio de transporte.

Por exemplo, se você tiver 40 minutos de viagem pegando o ônibus, calcule também um período extra de espera. Talvez uns 20 minutos a mais seja o suficiente. Mais uma vez, melhor esperar do que deixar o recrutador esperando.

 

Pesquise sobre a empresa

Antes de ir numa entrevista, pesquise sobre a empresa que está interessada em seus serviços. Assim como os recrutadores procuram saber mais de você por meio do seu currículo, você também deve fazer isso.

Conhecer mais sobre a missão, visão e os valores da empresa, só fará com que você entenda melhor o que estão procurando. Dessa forma, ficará muito mais fácil entender qual deve ser o seu comportamento durante o encontro. 

Assim, as chances de uma entrevista bem sucedida serão maiores e, consequentemente, aumentará também as chances de conquistar a vaga. O melhor de tudo é que se trata de uma tarefa muito fácil hoje em dia. Basta pesquisar na internet o site ou redes sociais da companhia em questão.

 

Se arrume formalmente

Outro ponto que ficará mais claro depois da pesquisa, é o grau de formalidade que a empresa procura. Por exemplo, as pessoas em ambientes corporativos como bancos costumam usar vestimentas mais sociais e formais.

No entanto, existem atualmente empresas mais modernas que apostam em uniformes ou roupas mais despojadas. A modo de exemplo, recentemente, uma companhia aérea resolveu trocar o salto das aeromoças por tênis.

Então, procure entender qual é o estilo da empresa para conseguir agradar nesse sentido. Entretanto, existem alguns itens que são infalíveis para causar uma boa primeira impressão.

Aposte em tons neutros ou menos chamativos e uma boa camisa social. Lembre-se, numa entrevista de emprego, menos é mais. Não obstante, o ideal é que não deixe de ser fiel a você mesmo.

 

Seja educado e tenha bom senso

Sempre cumprimente todas as pessoas que se encontram na sala, porém, com bom senso. Os recrutadores não são seus amigos, um aperto firme de mão já é o suficiente.

Além disso, procure ser simpático e gentil durante o tempo da entrevista. Cuidado com confundir simpatia com confiança. Pessoas que tentam forçar uma confiança que ainda não existe num primeiro encontro, não deixarão uma boa impressão.

Por fim, não esqueça de desejar bom dia ou boa tarde e agradecer pelo tempo e a oportunidade. Esses são gestos que demonstram humildade e educação no candidato.

 

Prepare um discurso

Perguntas são a base de qualquer entrevista de emprego e você precisa se preparar para elas. É muito provável que os recrutadores questionem as suas fortalezas e fraquezas, então tenha elas em mente. 

Outra pergunta frequente é o motivo pelo qual você gostaria de trabalhar na empresa em questão. Nesse sentido, aproveite o momento para mencionar como você se identifica com o lugar e tudo o que poderia aportar.

Além disso, a comunicação é fundamental no ambiente de trabalho. Sendo assim, procure ser claro e objetivo nas suas falas e na mensagem que quer passar. Em síntese, pense e pratique antes para chegar melhor preparado.

 

Tire as dúvidas durante a entrevista de emprego

Além de você ficar sem nenhuma dúvida em relação à vaga ou empresa, isso somará ao seu favor. Os recrutadores valorizam pessoas que têm interesse no trabalho e que são curiosas. No entanto, pense antes e com calma as perguntas que você gostaria de fazer. 

Realizar perguntas inconvenientes pode jogar contra e não cair bem. Tente se limitar a consultas sobre a vaga ou a história da companhia. Por fim, também vale a pena elogiar de forma genuína o trabalho que vem sendo feito.

 

Seja você mesmo e não minta

Não importa só agradar a empresa, ela também precisa te agradar. Afinal, se trata de um relacionamento de trabalho. Por isso, embora seja importante se comportar corretamente, você não pode deixar de mostrar a sua personalidade.

Nesse sentido, procure um equilíbrio entre o que você é e a circunstância na qual se encontra. É justamente a sua essência que diferencia você dos outros candidatos. Por fim, nunca minta já que o que mal começa, mal acaba. Seja honesto e a sua chance será mais alta e verdadeira.

Esperamos que as dicas contribuam para que você chegue mais capacitado a sua entrevista de emprego. Para colaborar mais ainda, recomendamos a leitura do artigo 10 dicas para montar o seu currículo em 2022.

 

 

Referências:

https://www.vagas.com.br/profissoes/13-dicas-para-mandar-bem-na-entrevista-de-emprego/

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/entrevista-emprego/

https://www.cnnbrasil.com.br/business/companhia-troca-salto-alto-por-tenis-e-aposenta-saia-de-aeromocas/