DicasTrabalho e Carreira

3 dicas para transição de trabalho ou carreira profissional

TRANSIÇÃO DE CARREIRA: Veja dicas para mudar de emprego ou de área tranquilamente

A decisão de mudar de carreira não é nada fácil. Carrega o fim de uma etapa profissional da vida e isso envolve tempo, trabalho, dedicação e relacionamentos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem facilitar a decisão e o processo; confira a seguir.

 

Reflita sobre seus interesses

Para algumas pessoas mudar de carreira profissional pode significar o fim de um sonho, para outros um alívio. Independentemente da situação individual de cada pessoa, começar do zero nunca é uma tarefa fácil. 

O primeiro passo, caso ainda não tenha clareza, é definir a nova área de atuação que será baseada nos seus interesses. Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho servirá, então também vale a pena levar em consideração os assuntos que você domina ou tem mais facilidade.

 

Capacite-se

Depois de ter entendido qual é o caminho que deseja seguir, é muito importante a capacitação, afinal de contas, uma nova oportunidade de trabalho não irá aparecer da noite para o dia. Portanto, aproveite o tempo vago para realizar cursos e adquirir conhecimento na área escolhida.

Essa preparação trará mais autoconfiança em processos futuros como pode ser uma entrevista de emprego ou o contato com o primeiro cliente. Lembre-se, o conhecimento é um recurso muito poderoso e será um dos responsáveis pelo seu crescimento a longo prazo.

 

Faça acontecer

O início sempre é mais difícil, já que tudo costuma ser novidade. Você passará por um período de adaptação que pode ser um pouco desconfortável. A falta de experiência e de conhecimento prático também podem ser desafios a vencer. 

Portanto, desenvolver paciência e perseverança é fundamental na hora de começar uma nova carreira profissional. Nesses momentos desafiadores, tenha em mente o seu objetivo. 

Lembrar do motivo pelo qual você escolheu determinado trabalho, com certeza, será uma motivação para continuar. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e o ajudem a passar pelo processo de transição profissional de uma forma mais leve. Se gostou do conteúdo, recomendamos a leitura do artigo 6 dicas para alcançar a recolocação profissional.

 

 

Referências:

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/other/como-realizar-uma-transi%C3%A7%C3%A3o-de-carreira-profissional/ar-AA11Wxob?ocid=winp1taskbar&cvid=4523b6790ab843aaaeebabad341b24ac